Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Um dia para comemorar: aniversário de Márcio Piancastelli

O VW SP2 Club participou da festa em Araçoiaba da Serra – SP

No dia 6 de setembro de 2014, o VW SP2 Club promoveu uma festa pelo aniversário de 78 anos do grande designer Márcio Piancastelli, na residência dele em Aroçoiaba da Serra – SP, onde estava sua esposa, filhas e genros. Seu fiel colega de trabalho e ex-assistente, o Jota — José Vicente Novita Martins — e esposa, também participaram da festa.

O colorido dos carros alegrou o da

Para mim ter estado lá foi a concretização de um velho sonho, que era conhecer o Márcio Piancastelli pessoalmente e presenteá-lo com um exemplar de meu primeiro livro que tem um capítulo dedicado ao VW Brasília, uma de suas geniais criações.

Na entrada da casa estavam lindos exemplares da mais famosa criação de Márcio Piancastelli — o VW SP2 — em várias cores e alguns vindos de bem longe.

Uma das características dos membros do VW SP2 Club é não ter medo de estradas e isto ficou claro mais uma vez nesta festa de aniversário: vieram exemplares de longe, pois o importante para eles era estar lá para homenagear o Márcio Piancastelli, como veremos; o percurso de ida e volta dos carros mostrados abaixo somou 3.890 Km:

sp3
O SP2 branco veio de Volta Redonda – RJ, pilotado pelo André Luis Santos, ex-presidente do clube. O percurso simples foi de 432,1 Km. À direita,  Roberto Fischer, que veio de Mafra – SCX, Santa Catarina, percorrendo 485,5 Km até Aroçoiaba da Serra. Ele está sempre atento a aspectos de originalidade do carro

Na hora de ir embora, com muito cuidado os irmãos Ferreira colocam o SP2 do Hilton na carreta para voltar para Ourinhos; ele mesmo assume o volante enquanto o Milton vai orientando. Até ficar na posição ideal para a viagem, foram necessárias várias manobras. O carro tem que entrar de marcha ré para que o peso do motor ajude a pressionar o engate da carreta para baixo:

Na hora do almoço foi servido um delicioso churrasco completo que foi degustado num belo pomar gramado, um excelente momento de confraternização.

sp2
As mesas foram dispostas pelo pomar (e). O pessoal do VW SP2 Club compareceu uniformizado

Depois do almoço o Piancastelli e o Jota autografaram fotos, publicações e até miniaturas do pessoal do clube que tem a assinatura deles até em seus carros. Nesta atmosfera descontraída o pessoal ficou um bom tempo interagindo.

À esquerda, de pé, o Gabriel Domingues Abrantes da Silva, e sentado, de barba branca, seu pai. De costas o Márcio Piancastelli, ao fundo Jota – José Vicente Novita Martins e sua esposa, a Beth, e em pé a esposa do Pincastelli, a Salu.À direita, em pé em primeiro plano Sydney Manzione e depois seu filho Cesar Ozolins Manzione

Para quem admira o Piancastelli e o Jota, o vídeo que se segue pode ser interessante, pois ele permite que cada um possa se sentir lá curtindo a companhia deles enquanto eles atenciosamente atendiam aos inúmeros pedidos dos presentes:

É interessante observar a modéstia do Jota que comentou comigo que somente fez seu trabalho lá na Volkswagen e que sempre se espanta com a admiração com a qual estes fãs dos carros que ele ajudou a projetar dedicam a ele e ao Piancastelli. Mal eles sabem o quanto todos são gratos a eles pelo incrível trabalho executado aqui no Brasil e que alcança repercussão internacional. Exemplo disto é o Clube de Admiradores do VW SP2 que existe na Alemanha e que organiza eventos e exposições, como foi o caso do encontro realizado na cidade de Braunschweig entre 27 e 29 de junho de 2014.

Piancastelli ficou emocionado ao ver a medalha comemorativa do encontro de VW SP2 na Alemanha, realizado entre 27 e 29 de junho de 2014 no Museu da Coleção de Automóveis Históricos de Braunschweig

Voltando para o jardim de entrada, o pessoal aproveitou para trocar ideias sobre os carros e mostrar suas peculiaridades.

sp1
Aqui o próprio Pancastelli veio participar do papo e verificar alguns aspectos do carro do Roberto Fischer. Um detalhe interessante deste carro é a tomada de pressão de ar do estepe para pressurizar o tanquinho do limpador de para-brisas, um item original raro

Num dado momento o pessoal entrou na casa para comer o bolo de aniversário e nesta oportunidade eu pude bater um papo descontraído com o Piancastelli e o Jota. Foram momentos muito interessantes e com uma especial carga de emoção para mim.

Uma foto para a posteridade: eu sentado entre estes dois ícones do design automotivo nacional. À esquerda da foto o Márcio Piancastelli e à direita o Jota

Mas a visita à casa do Piancastelli reservava outro tipo de surpresa, na verdade para mim foi mais uma descoberta. A descoberta de um mundo de criação que se esconde atrás desta porta:

Entrada para o estúdio particular do Piancastelli, onde se pode ver um pouco de seu trabalho criativo

Uma amostra do que poderá ser visto em detalhes no álbum de fotos dedicado aos desenhos do Piancastelli que fará parte da continuação desta matéria a ser publicada futuramente. Estas fotos são para dar uma visão espacial de como o estúdio está decorado.

As demais fotos do aniversário do Paincastelli podem ser vistas através do  link abaixo.

   ÁLBUM DE IMAGENS

Em breve publicaremos a continuação desta matéria falando um pouco mais sobre o Márcio Piancastelli e sua obra.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário