Brazil Classics Fiat Show 2014 – Araxá, MG
Gol de placa em Araxá!
Assim como na Copa do Mundo, o encontro de antigomobilismo reuniu amigos fanáticos pelas raridades expostas que encheu os olhos do público
[dropcap]O[/dropcap] pátio do Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá transformou-se, durante a 21 edição do Brazil Classics 2014, em um verdadeiro estádio de futebol ao expor durante os quatro dias de eventos verdadeiros campeões das quatro rodas. O mais importante, representativo e charmoso encontro de carros antigos do Brasil entrou no clima da Copa e apresentou de 18 a 21 de junho, na cidade mineira de Araxá, um verdadeiro time dos sonhos para os amantes do antigomobilismo.
Ferraris, Mercedes, Rolls Royces, Porches, Cadillacs, Fords, entre outros, fizeram a alegria dos mais de 20 mil visitantes que, junto com os expositores, firmaram mais uma vez que o Brazil Classics Fiat Show — realizado pelo Instituto Cultural Veteran Car – MG, coordenação de Ivana Magalhães, e patrocinado pela Fiat Automóveis e CBMM — ao prezar pela qualidade das raridades expostas e pela preocupação pelo conforto e diversão do público presente, consolida-se como o principal encontro da categoria no país, um dos mais importantes da América Latina.
Durante a abertura oficial do evento, na noite de quinta-feira (19/06), o presidente do Instituto Cultural Veteran Car – MG , Dr. Otávio Pinto de Carvalho, ressaltou que “mais que um encontro de carros antigos, o Brazil Classics é um encontro de amigos que amam o antigomobilismo”. E, realmente, é esse o espírito e o sentimento que o evento deixa a cada edição.
Alguns dos automóveis expostos em Araxá estavam sendo exibidos pela primeira vez ao grande público. Foi o caso do Bugatti 1937 modelo 57. A Bugatti foi uma das principais marcas francesas de carro de competições nos anos 20. No Brasil, há apenas dois modelos.
Outro que chamou a atenção, por sua raridade e valor histórico, foi a Ferrari Barchetta 225 S, de 1952. O modelo, um dos cinco exemplares existentes de oito produzidos para competições, foi restaurado em Maranello, na Ferrari, e recebeu motor original na oficina especializada da fábrica. Quem fez a entrega do carro foi o filho do comendador Enzo Ferrari.
Destaques dos classificados
Modelos não reformados também tiveram destaque durante o evento. Dois Packards da década de 20, de propriedade do Museu Roberto Lee, possuem todas as peças, estofados e lataria originais, que atiçaram a curiosidade do público.
“O Brazil Classics Fiat Show é um verdadeiro relicário tamanha a qualidade e importância dos carros expostos. Temos orgulho em participar e patrocinar o evento durante todas essas edições”, enfatizou o Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler América Latina, Marco Antônio Lage, durante a cerimônia de abertura.
Leilão de Automóveis Antigos
Único da categoria realizado no Brasil, o leilão do Brazil Classics Fiat Show, que começou na 15ª edição, aconteceu na noite de sexta-feira, reunindo mais de 1.000 pessoas entre colecionadores, compradores, admiradores e curiosos.
Dos 84 automóveis cadastrados, 45 foram vendidos sob o martelo, movimentando R$ 1 milhão e 600 mil. O automóvel com o lance mais alto foi uma Ferrari 308 GTSi 1981, vendida por R$ 205 mil. O mais baixo foi uma Lambreta 1967, arrematada por R$ 11 mil e 500.
A cada edição o leilão de automóveis antigos ganha mais prestígio e espaço. Para o organizador do leilão, Sérgio Valente, o Brazil Classics é um dos eventos mais importantes no mundo do antigomobilismo. “É competitivo com qualquer outro evento mundial devido à alta qualidade de suas marcas e modelos. E o leilão complementa essa qualidade e importância”, avalia.
Noite de Premiações
Uma tradição do Brazil Classics Fiat Show é premiar os veículos que mais se destacaram durante o evento. Nesta edição a novidade foi a votação feita pelo público presente à exposição em três categorias: Clássico, Nacional e Esportivo.
Com um curioso design que privilegia a aerodinâmica, o Tatra T 87 1947, foi eleito pelo público como o mais clássico entre os clássicos. O veículo construído na Tchecoslováquia foi um dos carros mais rápidos do seu tempo, com seu motor V8, traseiro, refrigerado a ar. Uma Kombi 74 não restaurada foi vencedora na categoria nacional. E um Plymouth GTX 1970, modelo americano, o escolhido como o melhor esportivo pelo público.
A noite de premiação ainda consagrou diversos modelos, como um DeSoto 1929; Réplica Benz 1886, Fiat 509s 1924; Ferrari 250 GTE 2+2 1961; Ferrari 330 GT 2+2 1965; Ferrari Dino “flair and chair” 246 GTS 1974; Aston Martin DB6 Vantage 1966; Rolls Royce 1954 Presidencial; Cadillac 1941, Peugeot 1908, entre outros. O encerramento foi com a entrega dos troféus mais esperados: Lalique, Grande Destaque e Troféu Roberto Lee. A Ferrari Barchetta 1952 recebeu o Troféu Hors-Concours da edição. A raridade roubou os olhares do público por sua importância no cenário automobilístico internacional.
VEJA A LISTA COMPLETA DE VEÍCULOS PREMIADOS NO BOX ABAIXO.
Troféu Lalique – É transitório e dedicado a uma personalidade que se destacou no trabalho de crescimento e reconhecimento do antigomobilismo. Na edição 2014 o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Henrique Thielmann foi o escolhido devido ao seu trabalho a frente da Federação nos últimos sete anos.
Troféu Roberto Lee – A premiação mais aguardada da noite, o Troféu Roberto Lee, que premia o automóvel mais representativo do evento foi para a Bugatti 1937, carroceria Stelvio-Gangloff modelo 57. O troféu foi entregue por Mariângela Matarazzo Lee, filha do pioneiro do antigomobilismo no Brasil, Roberto Lee.
Texto: Pierre Menezes – Assessoria de Imprensa do evento
Fotos: Odair Ferraz
Edição: Fernando Barenco
Voto Popular
Clássico – Tatra T 87 1947 – André Beldi
Nacional – Volkswagen Kombi 1974 – Luiz Malta
Esportivo – Plymouth GTX 1970 – Afonso de Castro Gonzalez
Nacionais
DKW Fissore 1964 – Pedro Ladeira
Ford Landau 1979 – Eduardo Carone Costa Jr
Alfa Romeo 2300 1974 – Chassis nº 1 – Museu Nacional do Automóvel – José Roberto Nasser
DKW Malzoni 1966 – James Mendonça / Rodrigo Moura
Reggia 1978 – Eduardo Azevedo – Trabalho Artesanal
Ráplica Benz Patent Wagen 1886
Fiat 509 S Competizione 1924
Ferraris
250 GTE 2+2 1961 – Boris Feldman
330 GT 2+2 1965 – Nelson Rigotto
Dino “Flair and Chair” 246 GTS 1974 – Haroldo Felício
365 GTC 1969 – Oswaldo Borges da Costa Filho
365 GTB Daytona 1973 – Oswaldo Borges Costa Filho
308 GTS – Reinaldo Bergamini
308 GTS – Eduardo Brasil
512 BB Coupê 1982 – Haroldo Felício
512 BB 1981 – Boris Feldman
365 GT 2+2 1970 – José Paschoalini
Contemporâneos II (1971 a 1980)
Rolls Royce Corniche 1972 – Claudio Romi
Rolls Royce Corniche 1977 – Rafael de Castilho
Mercury Grand Marquis 1978 – Hugo Picchioni
Porsche Carrera RS 1973 – André Biagi
Mercedes-Benz 280 SE 1971 – Léucio Honório
Contemporâneos I (1961 a 1970)
Mercedes-Benz 220 1965 – Alexandre Murad
Mercedes-Benz 280 SE 1969 – Eduardo Carone Costa
Alfa Romeo Giulia Sprint GT 1966 – Emanuel Zveibil
Mercury Monterrey 1962 – Renato Malcotti
Jaguar Mark II 1961 – José Eduardo Assis Lefreve
Jaguar Mark II 1967 – Leonardo Morguette Carvalho
Jaguar Mark II 1962 – Gilbert Lausberg
BMW Cabriolet 1600 1970 – Fernando Antônio Marques
BMW Alpina 1969 – James Mendonça
Jaguar E Type Série II 1969 – Sergio Massa
Aston Martin DB 6 Vantage 1966 – Nelson Rigotto
Ford Mustang Conversível 1968 – Sergio Rolim
Ford Mustang Fastback 1965 – Paulo Lomba
Pós-Guerra – 1946 a 1960
Alfa Romeo 2500 6C Boneschi 1950 – André Beldi
Cadillac Eldorado Conversível 1953 – Nelson Rigotto Gouveia
Cadillac Brougham 1957 – Olivia Borges da Costa
Bentley Hooper 1955 – Fernando Burratini
Citroen 11 Familiare 1954 – Herbert Berckenhagem
Rolls Royce 1954 Presidencial – Nilson e Edenise Carratu
Rolls Royce 1954 Limousine – Museu JORM
Rolls Royce 1954 – Museu JORM
Studebacker Champion Conversivel 1949 – Navantino Alves Filho
Ford Skyliner 1957 – Eduardo Brasil
Ford Skyliner 1959 – Artur Calabro
Chevrolet Impala 1960 – Rafael Finardi e Luciana Finardi
Armstrong Sidelley Hurricane 1948 – Wolmir Cardoso
Ford Ranchero 1958 – Gilmar Zanini
Jaguar Mark II 60 – Eduardo Azevedo
Pós-Vintage – 1931 a 1945
Ford Modelo A Roadster 1931 – Plínio Molinari
Packard 1926 – Museu Roberto Lee
Cadillac 1939 V 16 – Rubio Fernal
Cadillac Coupe 1941 – Hugo Picchioni
Cadillac Conversível 1941 – José Cândido Murici
Cadillac 60 S 1941 – Joel Paschoalin – participante da premiação
Rolls Royce 1932 – Oswaldo Borges da Costa Filho
Vintage – 1919 a 1930
Buick Limousine 1929 – Marcos Vinicius Meduri
BMW Dixi 1928 – André Beldi
Packard 1926 – Museu Roberto Lee
Rolls Royce Phantom I – Museu JORM
Veteranos – até 1918
Peugeot 1908 – Oswaldo Borges da Costa Filho[/box]
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!