V Encontro de Veículos Antigos da Serra Azul – Miguel Pereira, RJ
Essas ‘crianças’ e seus ‘brinquedos’
Parceria entre clubes e Prefeitura repete sucesso do encontro
[dropcap]D[/dropcap]e um lado a vontade política. Do outro a experiência de dois clubes na organização de eventos. A fórmula simples é uma das razões do sucesso do V Encontro de Veículos Antigos da Serra Azul, que aconteceu no último final de semana — de 21 a 23 de novembro — em Miguel Pereira, na Região Serrana Fluminense. A parceria foi firmada no ano passado entre a Prefeitura Municipal, o Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda e o Nicteroy Clube de Veículos Antigos. Deu tão certo, que como era de se esperar, foi repetida em 2014.Some-se a isso, o empenho pessoal do Prefeito Cláudio Valente, um antigomobilista ‘de carteirinha’ que em 2013 trouxe de volta o evento que estava extinto desde 2006. Fã de ônibus, Valente no momento está restaurando os dos míticos ‘Flexa Azul’ da Cometa. Possui também uma bela e crescente coleção de Fords Modelo A. Dando as boas vindas aos que chegavam ao Pavilhão da Fenart, dois Phaetons, um Tudor, um Roadster e uma Pick-up, todos de sua propriedade.
— Pretendo ter todas as versões do Modelo A, que são 8 ao todo. Além desses que trouxe aqui hoje, estou restaurando outros dois. — nos contou.
Há uma conhecida máxima do mundo dos automóveis que diz que “a diferença entre os homens e os garotos é apenas o tamanho de seus brinquedos”. Que o digam alguns dos amigos antigomobilistas que tivemos oportunidade de conversar e que fizeram questão de nos mostrar seus novos (antigos) ‘brinquedos’. O presidente eleito do Nictheroy Club de Veículos Antigos, Alexandre Thomaz nos apresentou o mais novo membro de sua garagem: o Fuscão 1500 da bela cor ‘Azul Diamante’ foi fabricado em 1971 e era muito bem cuidado por sua antiga família, o que permitiu que se mantivesse muito bem conservado ao longo de todos esses 43 anos.
Destaques dos classificados
Já Victor Pinho trouxe a cerca de um mês da Bahia o clássico Karmann Ghia vermelho 1966 que encanta pelos detalhes da delicada primeira fase brasileira desse clássico mundial.
Um Corvette era desejo antigo do Comandante Ary Brito, de Vassouras – RJ. Este sonho acaba de se materializar na forma de um magnífico conversível 1974 azul metálico. O superesportivo americano não precisa de apresentações já que superou a barreira das gerações e é admirado por pessoas do mundo inteiro, dos 8 aos 80 anos. Ganhou status de mito há muito tempo.
Não faltaram em Miguel Pereira ‘carrinhos’ de encher os olhos de qualquer ‘criança’. Entre os importados, além dos modelos já citados, Camaro SS e Mustang Hardtop, ambos produzidos em 1967; Chevrolet Bel Air 1954; Ford Fairlane Victoria 1955; Chevrolet Styleline Sedanet Hot Rod 1952; Oldsmobile Cutlass 1968; Volkswagen Type 3 Squareback 1969, ou simplesmente‘Variant Alemã’; Citroën 2CV 1973.
E brasileiros de altíssima qualidade: Santa Matilde 4.1 1986 e 1992, esta última da rara versão com faróis retangulares; Passats de vários anos e modelos; o Opala Standard 1970 vermelho com vermelho, de Rodolpho Monteiro, que se sobressaiu entre os demais diversos exemplares; os dois Mavericks, um laranja e um branco, ambos de Petrópolis – RJ; Galaxie 500 & Landau; réplicas Porsche 356 e 911; Puma GTS (VW) e GTB (GM); um raro Fiat Uno da versão esportiva Turbo de 1995, com sua cor metálica e exclusiva Amarelo Exploit.
Foram ao todo mais de 100 automóveis, lotando completamente o Pavilhão durante todo o final de semana. A abertura oficial aconteceu ao meio dia de sábado e a cerimônia de premiação no domingo e homenageou também os clubes presentes.
Texto: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco, Fernando Barenco e Nictheroy Clube
Edição: Fátima Barenco e Fernando Barenco
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