Ele se transformava de carro em avião em poucos minutos. Uma experiência promissora dos anos 1950, mas que por questões financeiras acabou não obtendo sucesso
Imagine um automóvel que pode em poucos minutos se converter em um avião, ou vice-versa. Imagine poder guardar um monomotor na garagem de sua casa, e leva-lo ao aeroporto toda vez que quiser voar! Obra de ficção? Pura imaginação? Não! Este veículo de concepção bastante inusitada existiu. Seu nome: AEROCAR.
O Aerocar foi desenvolvido em meados da década de 1940 pelo designer e aviador americano Molt Taylor. Com a ajuda do projetista Robert Fulton Jr, criou um avião que tinha suas asas e cauda destacáveis, transformando-o em um automóvel de passeio de dois lugares. A fuselagem podia ser rebocada pelo próprio veículo pelas estradas, como um pequeno trailer. Além disso, o veículo poderia ser usado como automóvel normal.
O primeiro vôo do Aerocar aconteceu em 1949 e foi um sucesso. A partir de então Taylor foi aperfeiçoando e divulgando o projeto, tendo construído ao todo seis protótipos. Seu objetivo era o de angariar fundos para a produção em larga escala. Somente em 1956, o veículo híbrido recebeu a aprovação oficial da Civil Aviation Authority (CAA) para voar.
Taylor precisava agora de um fabricante. O projeto despertou o interesse da Ling-Temco Electronics, Inc, que se comprometeu a produzir o Aerocar, contanto que fosse confirmada uma encomenda prévia de 500 unidades, permitindo que o empreendimento compensasse financeiramente. Infelizmente só foram conseguidas cerca de 250 encomendas, fazendo com que o Projeto Aerocar fosse engavetado.
Apesar do duro golpe, Taylor nunca desistiu da procura de um outro fabricante. Durante os restantes 35 anos de sua vida, ele nunca perdeu de vista o seu sonho de ver o céu cheinho de Aerocars.
Dos seis protótipos produzidos, restam quatro ainda hoje, sendo dois em plenas condições de vôo.
Destaques dos classificados
Características técnicas
O Aerocar era construído inteiramente em chapas de alumínio, visando leveza e segurança. Seu peso total era de apenas 680 quilos. Com motor aeronáutico Lycoming 0-320, de 4 cilindros horizontalmente opostos instalado na traseira e cerca de 150 hp, alcançava 110 quilômetros em terra e 190 quilômetros no ar. Seu volante (automóvel) convertia-se em manche (avião) com um simples apertar de botão no painel, conforme eram acopladas as asas e a cauda traseira, que era ligada ao motor através de uma espécie de eixo cardã. As rodas faziam também o papel de trem de pouso. Chegou a ser criado um protótipo com rodas escamoteáveis.
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