Durante o 8º Encontro Nacional do Fusca em Interlagos, um Fusca Série Ouro pilotado por Oswaldo Steves decolou para um lindo vôo de 12 metros.
Foi sempre um sonho que eu tive: realizar o vôo de um Fusca em um dos muitos eventos realizados em Interlagos durante a minha gestão como Presidente do Fusca Clube do Brasil. Mas era uma coisa de difícil realização, muitos fatores tinham que se encaixar para que a coisa desse certo.
No evento realizado no dia 23.06.1996, finalmente, tudo se encaixou perfeitamente. A Volkswagen do Brasil, como já era tradição, ajudou na realização do evento e incluiu um Show da Equipe Steves, cujo ponto alto seria o vôo de um Fusca Itamar especial, um Série Ouro, carro que marcou o fim definitivo, desculpem o pleonasmo, da fabricação do Fusca no Brasil. O carro foi cedido pela VW e preparado para o salto na Ala Zero da Fábrica em São Bernardo do Campo.
O Oswaldo Steves inicialmente se inspirou para começar a fazer acrobacias com automóveis num show realizado em 1964 em Interlagos por uma equipe francesa liderada por Jean Suni; o interessante é que eu tive a oportunidade de assistir a este show também. Eu fiquei curioso sobre a pressão que era usada nos pneus dos carros que andavam sobre duas rodas e perguntei ao próprio Jean que me informou que eles calibravam com 50 libras! O Steves iniciou o seu trabalho de um modo independente com um Gordini, depois foi contratado pela Chrysler e no fim de 1969 entrou na VW onde ficou até recentemente, quando passou o bastão para o seu filho João Paulo.
O 8º Encontro Nacional do Fusca também festejou o Dia Mundial do Fusca e foi um belo evento. Registrou a participação de 1.472 veículos, sendo 1.301 Fuscas, 35 Kombis, 19 Karmann-Ghias, 6 TL’s e 21 de outros modelos. Foi o segundo em quantidade de carros dos três que tiveram contagem certificada.
Foi um dia cheio de atrações para todas as idades. Para as crianças, o Jornal Primeira Mão realizou um concurso de pintura com a distribuição de brindes. Para os adultos, o programa incluiu voltas em comboio no autódromo, concurso de carros, prova de arrancada até para veículos 1200 (que sabidamente fazem de zero a cem quilômetros por hora em tempo suficiente…).
Sim, mas o evento contou com o Show da Equipe Steves… Derrapadas, ‘fritadas’ de pneus, estacionamento em alta velocidade entre dois veículos, pára-choque humano, entre outras manobras proporcionadas pelos pilotos da equipe. Com a participação de pessoas escolhidas no meio do público, foram feitos “passeios” sobre duas rodas sempre em veículos da linha Volkswagen.
Mas certamente o ponto alto foi o Vôo do Fusca. Para todos, e para mim em especial foi um momento de grande emoção. O Steves, que fez shows com Fusca durante muitos anos, há muito tempo não realizava esta manobra com este tipo de carro. Quando ele terminou o salto e voltou subindo na rampa, sua emoção era visível. Ele deu várias batidas no teto do carro e quem estava perto, como eu, pôde ver que lágrimas vertiam de seus olhos, era emoção pura!
Destaques dos classificados
O que aconteceu é difícil de descrever, nada melhor do que ver o vídeo que mostra, inclusive em câmera lenta, o fantástico Vôo do Fusca:
Graças a este vôo o meu sonho se realizou e foi testemunhado por fuscamaniacos emocionados como eu e agora, depois de 14 anos este vídeo irá mostrar como foi este momento inesquecível, também para a nova geração de adeptos do hobby.
Como registro histórico segue o álbum de imagens deste evento com as respectivas legendas.
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
1 Comentário