Cinco anos de paixão e filantropia
[dropcap]C[/dropcap]orretor de imóveis, com seus 28 anos, há dois preside o Clube do Fusca de Poços de Caldas em Minas Gerais, que neste mês de setembro comemora seu 5º aniversário. Um clube muito atuante e cujo lema principal é o dos trabalhos filantrópicos, que tanto orgulham a sua diretoria. A luta pela preservação da tão cobiçada placa preta é também um marco em seu clube. Neste mês converso com Rafael Zaneti Gonçalves apaixonado pelo nosso tão adorado Fusquinha!!
Nos conte um pouco sobre como surgiu o Clube do Fusca de Poços de Caldas
O papel do presidente é algo importante sim, mas secundário perto dos exímios trabalhos realizados por todos os associados que únem forças para manter nosso sucesso.
Rafael – O surgimento do Clube do Fusca de Poços de Caldas-MG se deu por conta de um saudável fanatismo e porque não dizer, paixão, pelo modelo VW Fusca. Era um grupo de 5 amigos que na época, ou seja, em 2005, resolveu discutir a possibilidade de fundar um clube e trazer demais aficcionados pelo VW. Por ordem do destino e da constante labuta surgiu o Clube do Sedan e Autos Antigos do Sul de Minas, cuja fundação se deu exatamente no dia 12 de setembro de 2005 e seu “batizado” foi oficializado com um belo evento na cidade de Poços de Caldas-MG.
Assumir a presidência de um clube é…
Rafael – Uma tarefa difícil que exige não só conhecimento específico sobre o mundo VW, mas também coordenação, perspicácia e, principalmente, amor pelo exercício constante desta tarefa de gerenciamento. Uma visão macro do clube o fez e o faz um dos grandes clubes de nosso país e algo que muito nos orgulha. O papel do presidente é algo importante sim, mas secundário perto dos exímios trabalhos realizados por todos os associados que unem forças para manter nosso sucesso. Além do mais, não posso deixar de ressaltar a necessidade de manter minha paixão pelo Fusca 1964 que possuo. Ele é meu combustível nesta jornada!
Destaques dos classificados
Este mês o clube esta comemorando seu 5º aniversário, grandes realizações, tristezas e alegrias. Nos fale sobre essa trajetória..
Rafael – Não vejo nestes 5 anos tristezas em nosso clube, mas sim sucessos e alegrias e talvez algumas frustrações por não conseguirmos realizar todos as tarefas que o clube gostaria de fazer e faz questão de honrar. Sabido é que o clube possui, no mínimo, cinco ações sociais por ano, todos voltadas para a comunidade poçoscaldense de baixa renda. É papel crucial do Clube e um dos modelos seguidos seu trabalho filantrópico que nestes anos têm ajudado mais de 1.000 pessoas direta e indiretamente.
Um momento marcante para seu clube.
Rafael – Na verdade temos dois momentos muito importantes: no ano de 2005 passamos de uma simples reunião de amigos para tornarmos um clube legalmente constituído. E no mesmo ano o credenciamento junto ao Denatran, o que nos possibilitou realizar vistorias para emissão do certificado de originalidade, a Placa Preta. Tais fatos são dignos de nota e honra, como sinais de um trabalho competente e árduo.
Vocês realizam inúmeros trabalhos na área social, nos fale sobre esses projetos.
Rafael – Como já disse, nosso clube é voltado para trabalhos de natureza filantrópica. Todos os associados têm em mente o prazer de exercer sua cidadania e ajudar aqueles que menos têm acesso a sistemas básicos de saúde, educação e principalmente, alimentação. Nossas ações sociais são voltadas para pessoas de baixa renda, idosos, crianças e famílias que não possuem algum tipo de assistência do poder público. A cada ação social bem realizada nos sentimos honrados e certos do dever cumprido.
Placa Preta. O assunto mais polêmico no meio antigomobilístico. Gostaríamos de ouvir as suas considerações sobre o assunto.
Infelizmente muitos clubes no país não atendem a estes requisitos, mas lutamos sempre e denunciamos, quando podemos, aqueles que burlam as normas previstas no CONTRAN.
Rafael – Realmente este assunto é muito polemico. O Clube do Fusca de Poços de Caldas segue à risca o que determina a lei do CONTRAN para atender o que determina o veiculo de coleção. Infelizmente muitos clubes no país não atendem a estes requisitos, mas lutamos sempre e denunciamos, quando podemos, aqueles que burlam as normas previstas no CONTRAN. A tarefa de emitir certificado de originalidade não é fácil, pois exige conhecimento técnico daqueles que avaliam e também senso de cidadania para não se deixar corromper a pedidos absurdos. Pagar apenas não é o nosso interesse, mas sim avaliar e certificar veículos antigos que possuem originalidade. É bom ressaltar que, como não existe uma fiscalização por parte dos órgãos competentes, muitos abusam do “poder”, emitindo certificados sem o mínimo de critério. Existem inúmeros clubes e vistoriadores mal preparados.A placa preta é uma grande conquista para os amantes do antigomobilistas e deve levada a serio!
Fusca é paixão nacional. O que esse carrinho tem de tão especial?
Rafael – O modelo estrutural e seus aspectos por si só já falam e trazem esta paixão. Não há quem resista ao formato do VW e muito menos quem não se apaixone pela simplicidade do carro. Dirigir um Fusca é algo ímpar no cenário do automobilismo e exige, de fato, amor pelo carro.
A quem gostaria de prestar uma homenagem?
Rafael -Muitas pessoas foram e continuam sendo importantíssimas para o clube nestes cinco anos de existência, sejam elas atuais, ex-associados ou amigos de outros clubes. Mas três destas pessoas merecem destaque:
– Alexander Gromow
– Edivaldo Fernandes (Edi – Fusca Club ABC)
– Juliano Dalla Rosa (Fundador do clube, e cabeça de tudo que o clube faz)
Falar sobre o Alexander Gromow e o Edi é muito fácil, pois são pessoas fantásticas que merecem nosso respeito e admiração, pois nesse círculo não existentes pessoas tão capacitadas e receptivas como estes dois nobres amigos!
Saliento ainda o apreço pelo Clube do Fusca de Uberlândia, Fusca Clube Brasil, Clube do Carro Antigo de Poços de Caldas (eterno parceiro) e demais clubes da região que sempre nos prestigiam.
Como todo antigomobilista tem um xodó sobre rodas, qual é o seu? Aproveitando, nos conte um fato pitoresco a bordo dele.
Rafael – Tenho um Fusca 1964 e um TL 1971. Sem duvida tem um fato que vai marcar para a vida toda, que é o meu casamento, que o Fusca não poderia estar de fora deste fato tão importante, e a noiva fez questão de ir de Fusca e negou vários “carrões”, para poder ir neste carro que tem tanta importância em nossa vida. Quando comprei o carro ela não gostou muito da idéia, mas hoje é doida pelos dois carros. Quando falei em vender o TL, ela quase me matou!
Viajamos muito com o clube, e em uma destas viagens levei uma multa a 120 km no Fusca 1200. Muita gente duvida e faz piada do fato, mas até enquadrei a multa com foto e tudo, que serve de troféu desta proeza, que às vezes repito, mas tomo cuidado com as multas!
Nossa entrevista esta terminando e deixamos aqui com a palavra o presidente Rafael Zaneti, a quem agradecemos pela grande colaboração ao Portal Maxicar, e parabenizamos pelo aniversário de seu clube.
Rafael – Primeiramente, não posso deixar de agradecer a vocês do Portal Maxicar pelo brilhante trabalho que desempenham, e a parceria que possui conosco na cobertura de vários eventos. Ainda, quero reforçar meu carinho por todos associados e colaboradores do Clube do Fusca de Poços de Caldas, pois sem estes não estaríamos sequer sendo lembrados e vistos como motivo de orgulho. Sabemos que há um enorme caminho a ser percorrido e seguido por alguns exímios clubes deste país, mas nossa meta é batalhar e chegar lá, sempre pautados no espírito de ajuda ao próximo e colocando o VW Fusca como um motivo de orgulho.
Agradeço, enfim, a todos os amigos, colaboradores, parceiros e todos aqueles que fazem do nosso clube uma entidade voltada para o lazer e para o resgate da história do VW Fusca no Brasil e no mundo.
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