Uma Kombi ou um ônibus, ou quem sabe de tudo um pouco?
[dropcap]N[/dropcap]a década de sessenta houve uma conversão de Kombis T1, com para-brisas bipartidos, tipo Furgão, para “algo” com decoração original, teto panorâmico elevado, acomodações melhoradas e janelas ampliadas.Este modelo, chamado VW Auwärter Carlux, é particularmente raro e foi realizado pela Auwärter (Ernst Auwärter Karosserie- und Fahrzeugbau KG), uma empresa de Stuttgart, Alemanha, fundada em 1854 e que existe até hoje e que é especialista em carrocerias de ônibus. Curiosamente, na Internet circula uma informação errada creditando a construção destas adaptações em Kombis para firma suíça Beutler (Gebrüder. Beutler & Cie), responsável por carrocerias memoráveis feitas para empresas como Austin, Bentley, BMW, Bristol,Bugatti, Citroen, Delahaye, Fiat, Healey, Jaguar, Jowett, Lancia, etc.
Esta versão surpreendente, da qual foram produzidas apenas 24 unidades entre 1960 e 1963, foi usado por uma cadeia de hotéis suíça como veículo de turismo, especialmente nos Alpes. Estes carros tinham a finalidade de oferecer aos seus 8 passageiros mais espaço e acima de tudo uma incrível vista panorâmica incluindo a vista para cima sem ter que abrir um teto solar (ao contrário da VW Microbus de 23 janelas conhecido por Samba-Bus).
O teto foi elevado e, portanto, a superfície transparente (vidro e acrílico fumê) resultou na maior área possível (incluindo para-brisas). O teto elevado também ajudava na movimentação dos passageiros dentro do veículo.
Hoje, ao que tudo indica, restaram apenas 4 remanescentes do Carlux o que já é um milagre pela pequena quantidade convertida; incluindo um, ano 1961, este em condições de uso, estava nas mãos do especialista em Volkswagens antigos alemão, o conhecido Walter Jalinek proprietário da “The Box Bug”, da cidade de Weiden, que andou transformando o carro para Hot com suspensão rebaixada, motorzão e rodas especiais, uma judiação para os puristas…
Mas quis o destino que houvesse uma reviravolta na história desta raridade. Um cliente da “The Bug Box” já vinha namorando o carro quando ele ainda pertencia ao Walter Jalinek, e estava fortemente descaracterizado. Depois de demoradas e difíceis negociações o carro foi vendido, mas foi uma venda casada com um caríssimo contrato de restauração integral e devolução do carro à suas condições “originais”, ou seja, como saiu da Auwärter.
O serviço está longe de ficar pronto, pois havia muitas partes fortemente enferrujadas e maltratadas que estão demandando um trabalho minucioso e complexo. Até a Auwärter foi consultada e, por sorte, o seu idoso proprietário ainda lembrava do carro e pode dar preciosas dicas em especial sobre a construção do teto. Esta restauração está sendo um pulo no escuro, pois não há parâmetros ou catálogos onde encontrar detalhes.
Destaques dos classificados
Um aspecto interessante descoberto durante o trabalho de desmontagem do carro. Por baixo da tinta azul foram encontrados vestígios de tinta vermelha e branca! Será que este carro poderia ser o Auswärter Carlux que aparece em cenas do filme “Ein Herz geht auf Reisen” (Um coração sai de viagem), lançado em 1969, estrelado por Hentje, que era um ídolo cantor mirim alemão da década de 60? Esta é uma possibilidade que o pessoal da “The Bug Box” tentará pesquisar cuidadosamente…
Aí vai o trecho do filme em questão, apesar da cantoria é possível ver o veículo em ação:
Alguns detalhes do minucioso trabalho de reforma deste Carlux:
A seguir, a foto de um Carlux que ficou 40 anos num ferro velho da localidade de Kaufdorf no Cantão de Berna na Suíça e foi vendido para um colecionador da Alemanha em 2009, e cujo paradeiro é desconhecido. Os carros para peças começaram a ser acumulados em 1933, portanto havia raridades muito interessantes por lá….
Este ferro velho foi desmantelado em 2009, quando todos os carros ou foram vendidos ou foram escrapeados devido a uma ordem de uma Corte Suíça, naquela oportunidade havia aproximadamente 1000 ruinas de carros e 400 motocicletas já envoltos pelo mato, apodrecendo lentamente.
Por enquanto o futuro das outras unidades que sobraram e estão em condições de ruina é incerto, a não ser que outro aficionado bem rico decida contratar a empresa de Walter Jalinek, que a estas alturas já incluiu a restauração deste tipo de conversão exótica em seu currículo de realizações, para resgatar outra raridade destas…
Como foi visto é uma missão impossível ter um outro Carlux em sua coleção, a única coisa que resta fazer é comprar uma miniatura de Carlux para a sua coleção…
Mas uma coisa está certa, agora para delírio dos puristas, tomando por base a incrível e internacionalmente reconhecida qualidade das restaurações da “The Bug Box” restará um VW Auwärter Carlux impecável em estado de novo que ocupará o seu lugar na galeria dos interessantes e raríssimos veículos exóticos derivados da Kombi.
Esta é uma história incrível, daquelas que só o amor pela Marca e uma polpuda conta no banco podem explicar…
E para não deixar dúvidas sobre a inacreditável qualidade de restauro da “The Bug Box”, para finalizar incluímos uma foto de uma série de “Samba Buses” restaurados por esta empresa. Talvez estejam melhores do que quando saíram da fábrica…
Cada uma pode vale centenas de milhares de dólares a contar por recentes leilões nos EUA.
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
15 Comentários