[dropcap]N[/dropcap]o final dos anos 1950 a British Motor Corporation via as vendas de seus automóveis — como o ultrapassado Austin A35 — descerem ladeira abaixo, devido principalmente à concorrência sofrida pelos chamados carros-bolha fabricados sobretudo na Alemanha, como o BMW Isetta e o Heinkel. Foi dada à sua equipe de engenheiros a missão de criar um mini automóvel, de configuração inteiramente moderna, mas utilizando o mesmo velho motor do A35. Em poucos meses nascia o projeto ADO15. O segredo do novo carro — medindo apenas 3 metros de comprimento, mas com espaço de sobra para 4 passageiros — estava na posição transversal do motor e na adaptação de uma caixa de câmbio sob ele e não ao seu lado. Com isso a tração passou a ser dianteira.
Em 1958 eram apresentados os primeiros dois protótipos do Austin Sev7en — que depois seria rebatizado simplesmente de ‘Mini’— que aparecem sendo submetidos a rigorosos testes nas mais diversas condições e tipos de terreno neste vídeo que conta a história de seu projeto.
O Mini foi um estrondoso sucesso, tendo sido fabricado até o ano 2000 com as mais diversas marcas: Morris, Austin, Riley, Innocenti, Wolseley e Rover. Foi produzido na Inglaterra e sob licença em países como Itália, Austrália e África do Sul.
Deixe seu comentário!