XIX ENCONTRO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS DE SANTOS, SP
Próximo à beleza das praias, um show de clássicos que encantam gerações
Cadillac fabricado em 1926 foi eleito o ‘The Best’ de 2015
[dropcap]D[/dropcap]escontraído, agradável e acolhedor. São os adjetivos que caracterizam o tradicional Encontro de Automóveis Antigos de Santos, realizado em sua décima nona edição entre os dias 21 e 23 de agosto, reunindo dezenas de clássicos que marcaram a história da indústria automobilística no século 20, nas dependências do Mendes Convention Center. Antigomobilistas do Estado de São Paulo e outras localidades do país estiveram presentes com suas preciosidades sobre rodas, contribuindo para abrilhantar o maior evento do gênero no litoral paulista, que a cada ano cresce atraindo o interesse de novos aficionados por veículos antigos.Automóveis e veículos utilitários, caminhões e ônibus, além de motos e bicicletas de diferentes marcas, épocas, gêneros e nacionalidades, originais ou customizados, além de exemplares em condições de restauração atraíram a curiosidade dos mais de 20 mil visitantes, durante os três dias do evento. Além dos carismáticos Fordinhos, entre os carros americanos dos anos 1920 as atenções se voltaram para um Cadillac 1926, eleito o The Best do evento, despertando o interesse dos mais atentos por seu estilo peculiar e pelo luxo de seu acabamento, na época destinado ao consumidor norte-americano de alto poder aquisitivo. Segundo seu proprietário, Saulo Ferreira, em sua terra natal o veículo pertenceu ao museu de uma concessionária da General Motors, nos Estados Unidos, de 1975 aos dias atuais, original e com baixa quilometragem.
Marmom 1929, Cadillac conversível 1941, Dodge Custom Royal Lancer 1957 e um belíssimo Chevrolet Impala 1960, combinando tons de branco e vermelho em sua carroceria, bem como os raros Plymouth 1948, Ford Thunderbird 1964, Chrysler 300 1968, Dodge Polara 500 1965 e Oldsmobile Cutlass Coupé 1968, igualmente foram muito apreciados entre os representantes da indústria americana. A presença de dois Jeepster, conversível construído sobre a plataforma da Rural Willys, também não passaram despercebidos, assim como os belos Ford, Chevrolet e Studebaker, Mercury e Pontiac das décadas de 1940 a 70; Corvette, Mustang e Camaro, sinônimos de estilo e esportividade nos anos 60, 70 e 80.
Igualmente em dose dupla, o sueco Volvo PV 444, junto com o Renault “rabo quente” 1954, Citroën 1948, MG A 1960 e Midget 1973, além das italianíssimas Alfa Romeo Giulietta Sprint 1961, Lamborghini Urraco 1973 e Ferrari 308 GTB 1977, Rolls Royce e Jaguar fizeram a alegria dos admiradores de carros europeus. Dos luxuosos Mercedes Benz aos simpáticos Volkswagen do início dos anos 50, passando pelos Porsche e BMW, a história e evolução da indústria automobilística alemã também foi retratada de forma expressiva.
Outro integrante da terra do chucrute, um Opel de 1933 chamou a curiosidade geral por sua aparência, tendo em vista tratar-se de um veículo para restauração, assim como a rara Kombi cabine dupla 1962, como podemos observar nas fotos.
Destaques dos classificados
Como não podia ser diferente, mais uma vez os automóveis brasileiros fizeram muitos admiradores relembrarem os bons tempos em que Fuscas e Opalas, entre outros eram vistos frequentemente nas ruas. Do Gordini ao Ford Galaxie, passando por grandes ícones como o Simca Chambord, Chevette, Fiat 147, Brasília, DKW, Passat e Karmann Ghia, retratavam toda a história e evolução de uma época que para muitos deixou saudades. O possante Charger R/T, representado por nada menos que dez exemplares, dispostos em ordem cronológica, assim como um reluzente Escort 1985, premiado em sua classe, o Gurgel BR 800 e o simpático Art, automóvel urbano fabricado pela Emis, conhecida por seus buggyes que fizeram grande sucesso entre os jovens dos 80, encheram os olhos dos apaixonados por veículos, nem tão antigos, mas já considerados raros e colecionáveis.
Para os fãs de veículos fora de estrada também não faltaram atrações, cujo destaque estava para o Ford GPW 1942, um autêntico jipe militar utilizado na Segunda Guerra Mundial, mantendo suas características originais, enquanto os apaixonados por carros customizados encontravam desde um brasileiríssimo Aero Willys 1965, transformado em uma pick-up, a uma GMC Suburban de 1948, cuja perfeição em seus detalhes, tanto na mecânica quanto no estilo e acabamento chamou a atenção do “mago” das customizações, Chip Foose, que pôs sua assinatura no painel do veículo, premiado na categoria dos hot e street rods. Imortalizado nas telas dos cinemas, o De Lorean, protagonista da trilogia “De volta para o futuro” também marcou presença, trazendo grandes recordações às pessoas que viveram a época de seu auge.
Em tributo aos 20 anos da Fórmula Truck, idealizada pelo santista Aurélio Félix, falecido em 2008, foram expostos alguns caminhões utilizados em competições promovidas em diversos autódromos pelo país. Além disso, as crianças podiam testar sua habilidade ao volante de minicaminhões, ou Fórmula Kids. No domingo (23) o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Roberto Suga, em palestra fez explanações sobre a trajetória da entidade máxima do antigomobilismo nacional, bem como as atuais normativas que regulamentam o direito à circulação e preservação de veículos automotores de significado cultural e histórico.
Feira de peças, premiação e o tradicional Baile dos Antigomobilistas estavam entre as demais atrações do XIX Encontro de Automóveis Antigos de Santos, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Santos e Região Convention e Visitors Bureau, FBVA e Federação Paulista de Automóveis Antigos, com o patrocínio de empresas da Baixada Santista e o apoio de clubes de outras localidades, que diretamente colaboram para que o evento mantenha sua tradição entre os melhores encontros de veículos clássicos do Brasil.
Texto e fotos: Eduardo Rodrigues
Edição: Fernando Barenco
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
2 Comentários