26º Dia Nacional do Fusca – São Bernardo do Campo, SP
Antecipando a festa do dia 20
Fusca Clube do Brasil comemorou a data no último domingo, 17
[dropcap]O[/dropcap] Dia Nacional do Fusca — que há 26 anos é comemorado no dia 20 de janeiro — teve sua festa antecipada este ano pelo Fusca Clube do Brasil, um dos mais antigos e atuantes clubes especializados no modelo em todo o Brasil.Um mega encontro de VWs clássicos aconteceu no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping, na cidade de mesmo nome do ABC Paulista, no último domingo, 17.

Entre as centenas de automóveis presentes, o ‘dono da festa’ (é claro) foi a esmagadora maioria. Mas foi possível admirar também ‘seus convidados especiais’, os outros modelos VW equipados com o bom e velho motor boxer refrigerado a ar como Karmann Ghias, Brasílias, Varants, Tls, VWs 1600 (o ‘Zé do Caixão), Kombis, SP2, Pumas e outros foras-de-série com carroceria em fibra de vidro e até réplicas do ‘primo’ Porsche 356. Não faltou nem mesmo um ultratecnológico Fusca da nova geração, cuja concepção nada tem a ver com o modelo original.

A grande sensação da festa foi a réplica fiel do VW30, o protótipo do Fusca (foto principal e abaixo). Em 1937 foram fabricados 30 unidades do VW30, que como se pode notar, é bem diferente do VW como o conhecemos. Faróis salientes, tampa apenas parcial no porta malas, portas suicidas, ausência de vigia traseira e parachoques são apenas alguns dos inúmeros detalhes curiosos. De abril a dezembro daquele ano, os carros experimentais percorreram mais de 1 milhão e trezentos mil quilômetros, enfrentando as mais diversas situações climáticas e estradas. O objetivo era testar a resistência e condições de uso do ‘carro do povo’, que estava prestes a ser lançado. Após a conclusão dos testes, os protótipos foram abandonados e 1942 infelizmente foram destruídos a marretadas.
Destaques dos classificados
O Dia Nacional do Fusca foi instituído em 1989, numa iniciativa da Volkswagen com o próprio Fusca Clube do Brasil, que na época chamava-se ainda Sedan Clube e tinha como presidente Alexander Gromow, hoje colunista do Portal Maxicar, onde assina a coluna Volkswagen World. Conheça os detalhes da criação da data!
E um dos carros mais amados do mundo, não poderia deixar de ter também o seu Dia Mundial, cuja data é 22 de junho, data que teve como um dos idealizadores também o Gromow.
Então deixo aqui uma pergunta: você conhece algum outro carro que tenha um Dia Nacional e um Dia Mundial?
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
1 Comentário