Uma das mais importantes provas do automobilismo mundial chega em 100ª edição
[dropcap]A[/dropcap]s 500 Milhas de Indianapolis, ou simplesmente “Indy 500” chega em 2016 em sua edição número 100. Apesar de sua estréia ter acontecido em 1911, ela foi interrompida durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, ficando 5 anos sem acontecer. Trata-se da principal data do esporte automobilístico norte-americano e uma das principais do mundo também, tendo a mesma importância das européias Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e 24 Horas de Le Mans.
A história das 500 Milhas, se confunde com a do próprio autódromo onde é realizada, o Indianapolis Motor Speedway, inaugurado em 1909. Em seus primeiros anos, a pista era sem pavimentação, o que acabou gerando muitas reclamações, já que as pedras soltas causavam muitos acidentes, envolvendo pilotos e também expectadores. Por isso, toda a pista foi pavimentada com tijolos e permaneceu assim até 1961, quando foi asfaltada. Para manter viva a lembrança, o circuito mantém até hoje uma pequena faixa de tijolos com um metro de largura, na área da largada.
Saiba um pouco sobre alguns dos automóveis escolhidos como o Pace Car da Indy 500 neste um século e confira no final, a lista completa oficial, fornecida pela Indy Speedway.
1911
STODDARD DAYTON - Este pouco conhecido automóvel foi o primeiro Pace Car da Indy 500. Foi o escolhido por ter sido o campeão da primeira corrida realizada no Indianapolis Motor Speedway, dois anos antes, com média de 57,3 milhas por hora. O Stoddard Dayton era fabricado pela Dayton Motor Car Company, uma empresa que teve vida bem curta: fundada em 1905 e falindo em 1914. Fabricava automóveis de auto luxo.
1921
HCS 6 - A HCS foi fundada em 1919 por Harry C. Stutz, o fundador da fabricante de automóveis Stutz, que abandonou a empresa após divergências com sócios. A HCS fabricou automóveis de passeio somente até 1925, dedicando-se nos anos seguintes à produção de táxis. HCS 6 era um roadster com motor 6 cilindros de 50cv.
1936
Packard '120' Conversível - A linha 120 era a mais popular da Packard naquele ano. A nomenclatura "120" faz referência à 'cavalaria' do motor de 8 cilindros em linha. A partir de 1936 o Pace Car da Indy 500 passou a ser dado de presente ao campeão da prova, uma tradição que permanece até hoje.
1941
Chrysler Newport Phaeton - Apenas seis exemplares deste automóvel foram produzidos. Esta corrida teve uma curiosidade: houve dois vencedores. O titular do carro Maserati, Floyd Davis, não ia bem na prova e foi substituído por Mauri Rose a partir da 73ª volta. Rose continuou pilotando até o final da corrida e foi sagrado campeão, junto com Floyd. Assim, ficou decidido que nenhum dos dois ganharia de presente o Pace Car dessa vez.
1952
Studebaker Commander - Naquele ano a marca escolhida foi a independente Studebaker, que completava os seus 100 anos de fundação. Começou como uma fabricante de carrinhos de mão e vagões para a agricultura, em 1852. O Pace Car escolhido era um automóvel básico, de linha, e foi conduzido pelo próprio vice-presidente executivo da empresa, P.O. Peterson.
1955
Chevrolet Bel Air - 1955 foi o ano da Chevrolet, que apresentava sua nova linha, até hoje lembrada como uma das mais revolucionárias de todos os tempos. Como Pace Car foi escolhido um belo Conversível vermelho e branco. Carro sem nenhuma preparação especial, com motor V8 de 180hp.
1961
Ford Thunderbird - A grande bossa desse automóvel estava em sua cor, um tom de dourado que jamais foi usado pela Ford nos Thunders de linha. Era a 50ª edição da 500 Milhas de Indianapolis e foram fabricados apenas 34 carros dessa série especial.
1962
Studebaker Lark Daytona - Este foi dos mais modestos Pace Cars da 500 Milhas até hoje. O modelo inicialmente escolhido pela Studebaker para o evento foi o seu lançamento, o Avanti. Mas o carro não ficou pronto a tempo, e tiveram que improvisar a substituição. Diz a lenda que o vencedor da prova, Rodger Ward, pôde depois trocar o Lark Daytona ganho como prêmio por um Avanti (que aparece no detalhe na foto).
1967
Camaro RS/SS - Se 1965 foi o ano do recém lançado Ford Mustang, em 1967 veio a resposta da General Motors, com seu esportivo Camaro, que acabara de chegar ao mercado. Foram fabricados 81 unidades especiais, como motores V8 modificados, de 378hp.
1971
Dodge Challenger - Este será sempre lembrado como o ano em que o Pace Car sofreu um grave acidente. Eldon Palmer era o proprietário da Concessionária Chrysler da região e se encarregou de fornecer os três Challengers Conversíveis usados durante aquele Grande Prêmio. E ele mesmo guiou um dos carros durante a prova. Ainda na volta de apresentação perdeu o controle, fazendo o Challenger atingir a área onde encontravam-se os fotógrafos (detalhe da foto). Ninguém morreu, mas 29 deles ficaram feridos. O campeão daquele ano, Al Unser, não quis levar o carro, como era a tradição. Dizem que por superstição. Alguns anos depois, o carro foi recuperado.
1974
Oldsmobile Cutlass Hurst - Este modelo esportivo já havia sido o Pace Car dois anos antes. Como em 1974 o modelo não contava com uma versão conversível, adaptou-se um Hardtop, cortando o seu teto e dando aquela apimentada no motor.
1978
Chevrolet Corvette - Estranhamente, esta foi a primeira vez que a General Motors escolheu o Corvette para ser o Pace Car de Indianapolis. É que o modelo estava completando 25 anos. Para a corrida foram produzidos somente três exemplares. Mas o carro fez tanto sucesso, que a Chevrolet fabricou outros 6.502 deles, um para cada uma de suas concessionárias. Hoje é uma versão muito cultuada pelos colecionadores.
1984
Pontiac Fiero - Ele foi o primeiro Pace Car da Indy 500 com motor de 4 cilindros, desde o Stutz de 1912. Mas seu motor L Super Duty 2.5 de 232hp possuia 140hp a mais do que as das 2.000 unidades de rua fabricadas depois, para o consumidor.
1991
Dodge Viper - 1991 foi um ano de polêmica. A Chrysler ficou encarregada do Pace Car e sua escolha recaiu sobre o Dodge Stealth (veja detalhe da foto), o que gerou muitos protestos dos fãs da Indy 500, que não aceitavam como madrinha um carro fabricado fora do país. É que o esportivo era na verdade o japonês Mitsubishi GT 3000, produzido a partir de uma joint venture com a Chrysler, que o rebatizava quando importado para os Estados Unidos. A saída foi substitui-lo pelo Dodge Viper, que sequer ainda havia sido lançado, o que só acabou acontecendo no ano seguinte. O carro foi conduzido por Caroll Shelby (foto).
2001
Oldsmobile Bravada – Uma minivan. Esse é certamente o mais estanho Pace Car que já passou pela Indy 500. Talvez a intenção da General Motors fosse evidenciar a marca Oldsmobile, que acabou sendo descontinuada três anos depois.
2008
Chevrolet Corvette - Dose dupla. Este ano foram dois Pace Cars, ambos do modelo Corvette Z-06: o Hardtop, em tons de verde e amarelo, foi pilotado pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, bi-campeão da Indy 500. O Conversível, com pintura preta e prata, foi uma homenagem aos 30 anos do primeiro Corvette Pace Car, em 1978, que comentamos anteriormente.
2015
Chevrolet Corvette - Desde 1997 a General Motors é a marca oficial dos Pace Cars da Indy 500. E a partir de 2004, o Corvette tem divido com o Camaro esse privilégio. Em 2015, a escolha recaiu sobre o Z-06, que foi conduzido por Jeff Gordon, piloto da NASCAR.
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