10ª Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul, SP
Um evento cheio de atrações no Parque Chico Mendes
2º Encontro Nacional do Simca Clube do Brasil aconteceu em paralelo ao encontro principal. Teve ainda motorhomes, foodtrucks, shows…
[dropcap]R[/dropcap]eluzentes antiguidades automotivas enfeitaram o bucólico Parque Chico Mendes, de São Caetano do Sul – SP, em um evento que se estendeu pelos últimos 4 dias de julho — 28 a 31 (de quinta-feira a domingo). Foi a 10ª edição da Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais, organizada pelo Automóvel Clube do Grande ABC e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.O evento foi uma das principais atrações do aniversário da cidade — que em 2016 está completando 139 anos — e se destacou pela excepcional qualidade dos automóveis, o que pode ser constatado pelas fotos de Odair Ferraz.
Marcas que compõem a americana General Motors estiveram bem representadas por lá. Da popular Chevrolet, os Masters do final dos anos 1930, passando pelos Impalas e Bel Airs das décadas de 1950 e 60, aos esportivos Corvette com modelos de três gerações, incluindo a rara e muito valorizada primeira, lançada em 1955.
Da Buick, um LeSabre Conversível com seu rabo-de-peixe, um Riviera 1969 e outro 1971 com sua incomparável vigia traseira panorâmica. Da Pontiac, um esportivo Firebird 1973. E finalmente, da top de linha Cadillac, exemplares da década de 1950 que fazem qualquer antigomobilista que se preze suspirar, incluindo um Coupê DeVille 1959.
A Borgward — fabricante alemã fundada em 1890 e que teve suas atividades encerradas 1963 — esteve no ABC Paulista com três exemplares de seu mais famoso modelo, o Isabella. Todos da versão Sedan fabricados em 1957, 58 e 59 (existiu também o modelo SW, denominado Combi). Em 2015 a marca Borgward foi ressuscitada pelo neto de seu fundador e produz no momento uma pequena linha de SUVs.
Destaques dos classificados
Da italiana Fiat, um formoso ‘calhambeque’ 509 Spider produzido em meados da década de 1920. Da França, um Renault 16 TS 1972. Da Inglaterra, a simpatia do Austin Healey 3000 1965.
Dodges importados e nacionais ocuparam o mesmo setor do evento. Lado a lado, um americano Custom Royal 1957 e três Chargers R/T brasileiríssimos. O mesmo aconteceu com os Galaxies, com os nacionais 500, LTD e Landau, junto a um LTD Coupê Hardtop 1967 norte-americano. Atração à parte a ala dos Opalas.
O evento foi a oportunidade de ver de perto também modelos nacionais raros, entre eles os esportivos Brasinca 4200 GT — vulgo “Uirapuru”, e o DKW GT Malzoni (modelo precursor do Puma), além do exclusivíssimo Willys Itamarati Executivo — uma limousine cuja produção foi de meras 27 unidades — e do ultra-básico Teimoso, a versão popular do Gordini.
Paralelo ao evento oficial, aconteceu também o 2º Encontro Nacional do Simca Clube do Brasil, que reuniu nada menos que 23 exemplares deste brasileiro de raízes francesas, incluindo versões raras como dois SW Jangada, um Presidence e um Rallye, além é claro, de Chambords e Esplanadas, essas ultimas fabricadas em 1969, já com a marca Chrysler.
Teve ainda exposição de motorhomes e trailers, foodtrucks e shows musicais. Programa para toda a família, num dos cartões postais da cidade.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!