1º Encuentro Auto Union-DKW – Colônia do Sacramento – Uruguai
Quatro argolas, três países, vários modelos!
Evento em estância turística reuniu entusiastas da Argentina, Uruguai e Brasil
[dropcap]A[/dropcap] histórica cidade turística de Colônia do Sacramento foi a escolhida para receber o 1º Encuentro Auto Union-DKW, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento foi organizado pelo Auto Union DKW Club da Argentina em parceria com o Circulo Auto Union DKW Uruguay.![Os turistas foram surpreendidos por uma atração a mais em Colonia do Sacramento](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion2.jpg)
Durante três dias, a cidade — que é Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO — recebeu colecionadores de vários cantos da Argentina e do país anfitrião, a maioria a bordo principalmente do DKW 1.000S, o sedan equivalente ao nosso Belcar, fabricado entre 1960 e 1969 sob licença da matriz alemã pela Industrias Automotriz de Santa Fé (IASFSA), localizada na província argentina de mesmo nome. Sua produção chegou a 22 mil unidades.
![legenda](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion3.jpg)
Destaques dos classificados
Também produzidos em Santa Fé, havia ainda algumas DKW Rural Universal — no Brasil batizada de Vemaguet — e o Auto Union FS Fissore, um modelo Sedan de três volumes bastante raro (foram fabricados apenas 3.500) e que nada tem a ver com o Fissore exclusivo do Brasil. O Argentino tem o mesmo nome porque foi desenhado também pelo Carrozzeria Fissore, da Itália.
![Acima, o lindo Fissore argentino. Abaixo, o Junior, que era fabricado na Alemanha](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion4.jpg)
Não faltaram DKWs alemães também. O popular DKW Júnior, modelo de grande sucesso tanto em sua terra de origem quanto em países da América do Sul (não incluindo o Brasil). E ainda o Munga, Jipe 4X4 que deu origem ao Cadango brasileiro.
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2023/10/wz-1.jpg)
![DKW Munga: qualquer semelhança com nosso Cadango não é mera coincidência](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion7.jpg)
Em comum entre todos esses carros incríveis, o emblema das quatro argolas e o famoso motor de três cilindros e dois tempos, que exala aquela característica fumacinha azul, devido à mistura do óleo lubrificante diretamente no combustível.
![Audi 100: um decendente](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion9.jpg)
Presença também de um Audi 100, um “primo-irmão” mais moderninho dos DKWs, que foi um dos primeiros modelos produzidos pela Audi, depois da dissolução da Auto Union, conglomerado criado em 1932 e que reunia as marcas DKW, Wanderer, Horch e… a própria Audi. E é justamente desta época, quando tudo começou, o automóvel mais antigo a participar do encontro: um DKW F7 Cabriolet, cuja versão foi produzida somente em 1938. Da para imaginar o qual raro ele é hoje em dia!
![DKW F7 Cabriolet 1938](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion8.jpg)
Mas é claro que não poderiam faltar os brasileiros, afinal também somos apaixonados pelos DKWs. Fomos representados por dois Belcar gaúchos, um de Pelotas e outros de Santana do Livramento. Esse último, caracterizado como taxi — com direito a taxímetro e bigorrilho — pertencente a Enio Esnesto Wermuth.
![Um Belcar 'Taxi' no Uruguai](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/autounion10.jpg)
Fundada em 1620, Colonia do Sacramento fica às margens do Rio da Prata e é atualmente um dos principais destinos turísticos do Uruguai. Fica distante 2 horas de carro de Montevideo e apenas uma hora de barco de Buenos Aires, bastando atravessar o rio. Por isso já se tornou passeio quase obrigatório para quem visita a Capital Argentina.
![Colonia do Sacramento é passeio obrigatório para quem vai a Buenos Aires. Basta atravessar o Rio da Prata](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/10/mapa_colonia.jpg)
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Caroline Fotos Uy
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