PARTE 3
60 anos de lançamento do Romi-Isetta
O primeiro carro de passeio fabricado no Brasil
O fim de uma era
[dropcap]M[/dropcap]uito se especula sobre o fim da produção do Romi-Isetta; até mesmo teorias conspiratórias – falsas – envolvendo as multinacionais instaladas no Brasil, ou até mesmo o Geia, são recorrentes entre colecionadores e até na imprensa. Em 1960, novos produtos na efervescente indústria brasileira traziam concorrência e frescor ao crescente mercado consumidor de automóveis. O país já contava, além da Romi, com modelos fabricados pela Vemag, Volkswagen, Simca, Willys, Toyota e FNM, numa indústria que alcançava crescente volume de produção local. Assim, com as evidentes qualidades do Romi-Isetta ainda atuais, seu ciclo natural de vida se aproximava do fim. Deste modo, o Romi-Isetta teria sua produção planejada para até o início de 1961, com a formação de estoques suficientes para comercialização do modelo até o fim daquele ano. No dia 13 de abril de 1961, o último Romi-Isetta – um exemplar branco e amarelo-limão – deixou a linha de montagem, como planejado. Foi despachado no dia 1o de dezembro de 1961 para venda pela Premier Importação e Exportação, em São Paulo.Carlos Chiti fez, em 2006, uma panorâmica radiografando a experiência com o Romi-Isetta: “Tínhamos razão quando quisemos entrar na produção de automóveis, pensando num carro de modestas proporções e reduzido consumo de combustível. O que se vê hoje senão carros mais compactos e uma preocupação cada vez maior com a questão da gasolina, do petróleo, da busca de soluções alternativas? Cinquenta anos atrás, estávamos avançando no tempo”.
O Romi-Isetta, afinal, entrava para a História brasileira como pioneiro de uma indústria que, em 1961, já havia redesenhado a paisagem brasileira.
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Dados Técnicos
Modelo → | ↓ Romi-Isetta motor Iso – 1956 a 1958 | ↓ Romi-Isetta motor BMW – 1959 a 1961 |
MOTOR
Destaques dos classificados
Construção → | Bloco e cabeçote em alumínio | Bloco e cabeçote em alumínio |
Posição → | Central entre eixos, transversal | Central entre eixos, transversal |
Tipo → | Ciclo de dois-tempos, dois-cilindros, com câmara de combustão comum | Ciclo de quatro-tempos, um-cilindro |
Combustível → | Gasolina | Gasolina |
Câmara de combustão → | Hemisférica | Hemisférica |
Cabeçote → | Em alumínio | Em alumínio, com válvulas em V, fluxo cruzado (cross-flow) |
Diâmetro dos cilindros → | 48 mm | 72 mm |
Percurso do pistão → | Pistão dianteiro: 64,3 mm; Pistão traseiro: 66 mm. | 73 mm |
Deslocamento → | 236 cm3 | 298 cm3 |
Potência máxima → | 9,5hp a 4500 rpm | 13hp a 5200 rpm |
Torque máximo → | – | 14kg.f a 4200 rpm |
Taxa de compressão → | 6,5:1 | 7:1 |
Carburação → | Dell’Orto uc 24 b | Bing 1/22 |
Lubrificação → | Separada, por bomba mecânica de curso variável, acionada por engrenagem | Por circulação de óleo sob pressão |
Refrigeração → | Forçada a ar, por turbo ventilador | Forçada a ar, por turbo ventilador |
TRANSMISSÃO E CÂMBIO
Câmbio → | 4 marchas à frente e uma à ré; caixa em alumínio | 4 marchas à frente e uma à ré; caixa em alumínio |
Embreagem → | Discos múltiplos em banho de óleo, trabalhando a 0,46 da velocidade do motor | Monodisco a seco |
Transmissão → | Eixo transversal articulado por borrachas; transmissão final por corrente sólida dúplex regulável trabalhando em banho de óleo, em caixa fechada em alumínio, sem diferencial | Eixo transversal articulado por borrachas; transmissão final por corrente sólida dúplex regulável trabalhando em banho de óleo, em caixa fechada em alumínio, sem diferencial |
Reduções e velocidades → | Primeira velocidade: 22,86:1 (0,226) – 20 km/h Segunda velocidade: 13,15:1 (0,392) – 35 km/h. Terceira velocidade: 7,98:1 (0,648) – 55 km/h Quarta velocidade: 5,17:1 (1,000) – 85 km/h |
Primeira velocidade: 10.95:1 – 23 km/h Segunda velocidade: 5,17:1 – 45 km/h Terceira velocidade: 3, 54:1 – 65 km/h Quarta velocidade: 2,70:1 – 85 km/h |
Redução (marcha à ré) → | 0,234 | 12,15:1 |
Relação final de redução → | 2,31:1 = 13:30 dentes | 2,31:1 = 13:30 dentes |
SUSPENSÕES
Dianteira → | Independente, em alumínio, com braços oscilantes em aço. Molas helicoidais horizontais. Amortecedores de fricção. | Independente, em alumínio, com braços oscilantes em aço. Molas helicoidais verticais. Amortecedores hidráulicos telescópicos. |
Traseira → | Eixo rígido de bitola reduzida, braço oscilante blindado, apoiado sobre dois feixes de molas quarto-elípticas. Amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados |
Eixo rígido de bitola reduzida, braço oscilante blindado, apoiado sobre dois feixes de molas quarto-elípticas. Amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados |
Rodas → | De aço estampado, com aros em duas peças desmontáveis. Diâmetro: 10 polegadas | De aço estampado, com aros em duas peças desmontáveis. Diâmetro: 10 polegadas |
Pneus → | 4,50 x 10 | 4,50 x 10 |
Freios → | Tambor de 7 polegadas de diâmetro, hidráulico nas quatro rodas. Superfície de frenagem: 325 cm2 | Tambor de 7 polegadas de diâmetro, hidráulico nas quatro rodas. Superfície de frenagem: 325 cm2 |
Direção → | Por meio de volante com caixa de redução em alumínio. Coluna articulada, fixada na porta, tendo abertura conjunta | Por meio de volante com caixa de redução em alumínio. Coluna articulada, fixada na porta, tendo abertura conjunta |
SISTEMA ELÉTRICO
Voltagem → | 12 V, alternador | 12 V, gerador |
Potência → | – | 130 W |
Bateria → | 12 v – 24 A/h | 12 v – 24 A/h |
Vela → | Marelli cw 240 b, 14 mm | Bosch W 240 T 1 |
CHASSIS E CARROCERIA
Chassis → | Estrutura tubular em aço, trapezoidal | Estrutura tubular em aço, trapezoidal |
Carroceria → | Em chapa de aço de 8/10 mm; Pára-brisa de vidro temperado, janelas laterais e janela posterior de chapa acrílica, quebra-vento regulável. Teto solar. | Em chapa de aço de 8/10 mm; Pára-brisa de vidro temperado, janelas laterais e janela posterior de chapa acrílica, quebra-vento regulável. Teto solar. |
DIMENSÕES, PESO E CONSUMO
Comprimento → | 2285 mm | 2285 mm |
Largura máxima → | 1380 mm | 1380 mm |
Altura → | 1340 mm | 1340 mm |
Entre-eixos → | 1500 mm | 1500 mm |
Bitola dianteira → | 1200 mm | 1200 mm |
Bitola traseira → | 520 mm | 520 mm |
Peso → | 350 kg | 350 kg |
Carga útil → | 230 kg | 230 kg |
Consumo de combustível → | 25 km/l | 25 km/l |
Velocidade máxima → | 85 km/h | 85 km/h |
Principais diferenças entre os modelos produzidos no Brasil
1956-1958 (modelo Iso)
- Motor e caixa de câmbio Iso.
- Suspensões dianteiras com molas horizontais e amortecedores de fricção.
- Tampas de combustível e óleo cobertas por uma capa metálica em forma de “bolha”.
- Aberturas do capô para a refrigeração do motor verticais, estilo “guelra de tubarão”.
- Painel: de formato triangular de estilo retilíneo e velocímetro de cor dourada. Marca Isetta em relevo, no centro do conjunto. Luzes-espia: faróis altos e carga de bateria. Luz de cortesia acionada por interruptor no lado direito do painel
- Volante de direção com dois raios, de cor preta ou marfim.
- Alavancas de pisca-pisca e faróis instaladas no lado esquerdo do painel.
1956
- Faróis em posição baixa, integrados aos pára-lamas.
- Faroletes e Indicadores de direção (pisca-pisca) sobre os faróis.
- Pára-lamas dianteiros “curtos”.
- Rebaixo na carroceria para encaixe do suporte de placa traseiro.
- Porta dianteira minimamente mais estreita em relação aos demais anos.
- Suporte de placa dianteiro instalado em posição levemente mais baixa em relação aos demais anos
1957
- Faróis acima dos pára-lamas, nas laterais e abaixo dos quebra-ventos.
- Faroletes e indicadores de direção (pisca-pisca) sobre os faróis.
- Pára-lamas dianteiros “longos”, alinhados ao batente inferior da porta.
1958
- Faróis acima dos pára-lamas, nas laterais e abaixo dos quebra-ventos.
- Faroletes e indicadores de direção (pisca-pisca) sobre os faróis.
- Pára-lamas dianteiros “curtos”.
1959-61 (modelo BMW)
- Motor e caixa de câmbio BMW.
- Suspensões dianteiras com molas verticais e amortecedores telescópicos hidráulicos.
- Tampa de combustível cromada, exposta e com a marca Romi-Isetta gravada no corpo.
- “Nariz” na parte posterior da carroceria, para ingresso de ar ao carburador
- Aberturas do capô para a refrigeração do motor horizontais, estilo “persiana”.
- Painel: de formato triangular de estilo curvo e velocímetro de cor branca. Luzes-espia: faróis altos, carga de bateria e pisca-pisca.
- Faróis acima dos pára-lamas, nas laterais e abaixo dos quebra-ventos.
- Faroletes instalados dentro do bloco ótico
- Indicadores de direção (pisca-piscas) centralizados nas laterais, abaixo das janelas centrais.
- Todos os vidros ligeiramente menores que os do modelo Iso.
- Borrachas dos vidros mais largas em relação ao modelo Iso.
- Alavancas de pisca-pisca e faróis na coluna de direção
1959
- Direção de três raios, bege.
- Cano curto de abastecimento de óleo.
- Carenagem do motor com as letras BMW.
1960
- Direção de dois raios, bege.
- Cano longo de abastecimento de óleo.
- Carenagem do motor sem as letras BMW.
1961
- Direção de dois raios, bege.
- Cano longo de abastecimento de óleo.
- Carenagem do motor sem as letras BMW.
[box] Matéria publicada em três capítulos. Confira também:
Primeira parte e Segunda Parte
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Texto: ©Eugenio Chiti / Fundação Romi
Fotos: Acervo Fundação Romi e reproduções
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