Entidades notificadas têm prazo de 15 dias para encaminharem suas justificativas
O Departamento Nacional de Trânsito encaminhou nos últimos dias oficio a todos os clubes e entidades credenciadas por ele para a emissão de Certificados de Originalidade, onde solicita informações sobre os critérios utilizados nas vistorias dos veículos antigos candidatos a placas pretas.O documento — assinado pelo Diretor do DENATRAN, Elmer Coelho Vicenzi — dá os clubes o prazo de 15 dias a partir da data de recebimento do ofício para apresentarem suas justificativas.
Atualmente, além da Federação Brasileira de Veículos Antigos, existem em todo o Brasil cerca de 40 clubes autorizados pelo DENATRAN para a emissão do Certificado de Originalidade e o órgão governamental tem recebido inúmeras denúncias a respeito de veículos antigos com placas pretas irregulares por não cumprirem os critérios exigidos no quesito Originalidade, de acordo o Inciso II do art. 1º da Resolução CONTRAN nº 56, de 21 de maio de 1998.
Na prática, todos esses clubes terão que explicar como são feitas as vistorias e que planilhas de pontuação utilizam, para a emissão de seus Certificados de Originalidade. Sabe-se que algumas dessas entidades credenciadas sequer realizam a vistoria presencial. Quando muito, fazem isso através de fotografias.
Texto e edição: Fernando Barenco
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
8 Comentários