Evento destacou Objetos e Veículos Antigos
Diversos veículos do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima fizeram parte da exposição
Na última sexta-feira à noite, dia 07 de julho, uma grande festa alegrou a Praça Bernardino de Lima, a praça principal de Nova Lima-MG. O MOVA – Museu de Objetos e Veículos Antigos – realizou uma exposição sem precedentes.A Prefeitura Municipal, que se localiza na praça, cedeu seu saguão principal, onde foram colocados objetos antigos muito raros como o primeiro televisor fabricado no mundo, artefatos da 2ª Guerra Mundial, bicicletas e brinquedos antigos, entre outras atrações.
À frente da Matriz, também na mesma praça, foram colocados os veículos antigos cedidos pelo CVANL – Clube de Veículos Antigos de Nova Lima. Os mais idosos fizeram uma viagem no tempo e os mais novos puderam conhecer um pouco do passado.
Essa festa fez parte II Festival Cultura na Praça, com incentivo do Governo de Minas Gerais, apoio da Prefeitura de Nova Lima e idealizado por Jeferson Rios, fundador do MOVA, que recebeu com muita gentileza no saguão da prefeitura autoridades locais e os membros do CVANL com um chope artesanal e petiscos.
Esse projeto percorre a cada final de semana praças e pontos turísticos da capital e pela primeira vez chegou a uma cidade do interior. Nos discursos de abertura, Jeferson Rios destacou a importância da preservação da história através dos tempos, objetivo do MOVA.
Jorge Filho, presidente do CVANL agradeceu pela honra do clube estar participando de um projeto tão significativo e o secretário municipal de cultura e turismo, Abílio Abdo destacou que a prefeitura estava comemorando os 20 anos do projeto “Sexta na Feira” em grande estilo com a exposição de carros e objetos antigos.
A praça da cidade ficou tomada pelos nova-limenses que puderam apreciar as comidas típicas preparadas nas barraquinhas e ainda a apresentação da Orquestra Jovem Nova Lima, comandada pelo maestro Marcelo Pereira e o show de jazz com a Doctor Ray Band. Antes e após as apresentações, o D. J. Rogério Jardim comandou o som com muita música antiga de alta qualidade.
O MOVA existe no papel há 5 anos, já possui um terreno de 10 mil metros quadrados para sua construção, já tem muitas atividades e pela primeira vez Nova Lima teve o privilégio de vê-lo em prática com sua atividade fim: uma exposição com objetos e veículos antigos a céu aberto e entrada franca. Em um país que não se valoriza muito a cultura, Jeferson Rios tem sido um herói para manter viva a chama da construção do prédio do museu e as atividades do MOVA Cultural.
Destaques dos classificados
<em>Álbum de Imagens</em>
Texto e Fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!