Homenagem Histórica!
Há 80 anos a cidade de Campinas-SP viu acontecer a 2ª edição da prova automobilística “Volta do Chapadão”. A primeira edição foi em 1935 e quem venceu foi Chico Landi!…O que torna a segunda edição da prova marcante para a cidade foi que, na ocasião do ano de 1937, o vencedor foi prata da casa! No lugar mais alto do pódio, o piloto campineiro Benedicto Lopes ganha destaque nos jornais do país e, em seguida, do mundo!
…Apelidado de “Campineiro Voador”, representou o Brasil na Europa e, junto com Landi, abriu as páginas mundiais da história do automobilismo para inserir o Brasil neste mundo.
…Correu de Bugati, de Alfa Romeo (aquela que foi da Hele Nice, a famosa Alfa acidentada, que depois do acidente trágico foi vendida à Benedicto Lopes), Maserati, etc.
…Alcançou vitórias, muitos pódios, fez sucesso…
…e foi esquecido.
…Mas, mesmo que o Brasil é famoso por não ter memória e nem costume de valorizar aqueles que “fizeram primeiro que a gente”, sempre haverá alguém disposto a redescobrir o passado e, de alguma forma, devolver o prestígio de momentos que o tempo se encarregou de esquecer.
…E Ronaldo Topete é um desses “alguéns” sonhadores que calçam a cara a tapa pelo simples objetivo de agradecer, mesmo que 80 anos depois, a quem não merecia ter sua história esquecida.
…Assim, ontem, dia 30 de julho, a cidade de Campinas reviveu depois de 80 anos, a “Volta do Chapadão” que tanto orgulhou a cidade em 1937. O percurso foi o mesmo! O entusiasmo foi o mesmo, os carros foram os equivalentes ao que a época proporcionava, as roupas dos pilotos foram as mesmas, a alegria do público também foi a mesma…
…mas duas coisas foram maiores que em 1937! O saudosismo e a sensação de “missão cumprida”!
Foi um ótimo evento!
Texto e Fotos: Tiago Songa
Edição: Fatima Barenco
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!