De trator a Fiat ‘alemão’
Mais uma vez presença forte dos veículos agrícolas, caminhões e automóveis de alta qualidade
Quem esteve em Boituva nos dias 19 e 20 de maio para prestigiar a 15ª edição de seu encontro anual de veículos antigos, certamente não se decepcionou, pois o evento manteve o mesmo nível de qualidade que marcou edições anteriores.
Com cerca de 50 mil habitantes, a cidade da região de Sorocaba e distante 115 km da Capital, mantém ainda um pouco aquele clima interiorano dos velhos tempos, quando era região de passagem dos tropeiros. Isso talvez explique a presença todos os anos das máquinas agrícolas e tratores no encontro. Destaque para o alemão Deutz DM55, fabricado na década de 1964 e perfeitamente preservado até hoje.

Não faltaram também das pick-ups — entre elas Chevrolet 3100 dos anos 1950 e Dodge D100 da década de 1970 — e os enormes caminhões e cavalos mecânicos. Sem contar com as viaturas americanas de bombeiros, cada vez mais presentes nos eventos, desde que a importação foi liberada para esse tipo de veículo antigo.
A participação dos Chevrolets foi grande, em parte por causa da participação do Chevrolet Clube de Autos Antigos, da Capital. Do Master Cabriolet 1937, aos Opalas SS da década de 1970; dos Bel Airs e Impalas das décadas de 1950 e 60, passando pelos Camaros dos anos 1960, até chegar a uma graciosa e já rara pick-upinha nacional Chevy 500 dos anos 1980.
A rival Ford contra-atacou com o Thunderbird 1956 preto da foto principal, além de Mustang Boss 302 1969 e um singelo Corcel Coupê também fabricado em 1969.

Entre os europeus, o grande destaque foi o Fiat/NSU 1200 Cabriolet 1961. Com desenho Pininfarina, o exemplar é da versão que foi vendida na Alemanha, o que o torna ainda mais raro. Estima-se que chegaram ao Brasil somente quatro desses carros.
Destaques dos classificados
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
Deixe seu comentário!