Uma volta ao Mundo em duas rodas
Exposição reuniu no Museu Catavento motocicletas fabricadas entre 1902 até a década de 1980, incluindo modelos realmente preciosos
O Museu Catavento, no Centro histórico da Capital Paulista, recebeu no último domingo — 5 de agosto — uma exposição de alto nível que reuniu motocicletas e scooters fabricadas de durante todo o século XX. Não por acaso, reviveu os eventos que aconteciam há até alguns anos no Páteo do Colégio, já que teve os mesmos organizadores.Foi possível curtir de tudo em termos de duas rodas: motos urbanas e de estrada, de trilha, de corrida, café racers, as práticas motonetas japonesas…
Para os fãs dos tempos da brilhantina, as eternas rivais italianas Lambretta e Vespa, dos mais variados modelos, com muitos acessórios, com e sem sidecar.
Entre os modelos mais curiosos, duas Honda. A Motocompo 1982 é uma motoneta em formato retangular e desmontável, que cabe dentro de qualquer porta-malas. Já a Juno M80 1962 possui motor boxer de 2 cilindros e 170 cilindradas, com câmbio Hondamatic.
A motocicleta mais antiga foi a italiana Bianchi 1902. Já a maia rara a Indian de competição fabricada em 1907, cuja produção foi de apenas 15 unidades.
Marcas populares como as japonesas Honda, Yamaha, Suzuki e Kawazaki; famosas americanas com Harley Davidson e Indian; alemãs como BMW, Zündapp e DKW, italianas como Ducati, Guzzi e até a extinta Sertum, inglesas como Norton, Triumph e B.S.A…; o evento foi um feliz apanhado com um pouco de tudo que se produziu no mundo no século passado.
De acordo com os organizadores, já está programada a segunda edição do evento, no mesmo bonito local, em 2019.
Destaques dos classificados
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
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