Ainda maior e melhor
Nesta terceira edição, o evento aconteceu em outro espaço, ampliando a quantidade de automóveis em exposição, que chegou a 160
Em 2018 foram 160 automóveis — sendo uma centena deles ‘inéditos’ em relação às duas edições anteriores — além de motocicletas e bicicletas. Assim foi o Village Classic Cars, que aconteceu entre os dias 02 e 12 de agosto, no Village Mall, shopping elegante da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.Em apenas três anos, o evento organizado pelo Veteran Car Club do Brasil e Porsche Club RJ já se tornou um dos mais aguardados da Capital Fluminense. Pelo jeito, os antigomobilistas cariocas nem estão sentindo falta do tradicional encontro anual ‘Master da FBVA’ que por anos aconteceu no Forte de Copacabana, também sob a batuta do VCC-RJ, e que agora foi substituído por essa exposição da Zona Oeste.
O modelo mais antigo este ano foi o Benz 1911. O luxuoso automóvel tem história: pertenceu Joaquim Arcoverde, o primeiro Cardeal da América Latina, titular da Arquidiocese do Rio por mais de 30 anos. Um pouco mais ‘moderno’, o D65 da extinta marca Durant é o único exemplar em solo brasileiro. Fabricado uma década depois, o Cord 812 tem fama de revolucionário até hoje. Pudera: produzido em 1937 já vinha equipado com supercharged e faróis escamoteáveis, como os esportivos de hoje. Além disso, tinha tração dianteira, algo inédito para um americano da época.
Entre os diversos Cadillacs, o Coupê DeVille 1959, com sua extravagante rabeta e lanternas em formato de míssil, ficou em primeiro lugar na escolha do público visitante, levando 191 votos. Veja a votação completa abaixo. O carro — que inclusive tem cor rosada similar à do ‘Cad’ que Elvis Presley deu de presente à sua mãe — desbancou o carro considerado a grande sensação da mostra deste ano: o Mercedes Benz 300Sl “Gullwing” (Asa de Gaivota) 1956 ficou em segundo lugar, com 160 votos.
Não faltaram aristocráticas marcas britânicas. Claro que estamos falando de Rolls Royce (com alguns modelos) e sua co-irmã Bentley.
A grade do gracioso Dixie Ihle não esconde o seu DNA. O pequeno Roadster 1928 é do tempo em que a alemã BMW era uma potência na produção de aviões, mas ainda engatinhava nos automóveis.
Simplesmente sensacional a dupla de Chevrolets Corvette da primeira geração, fabricados em 1954 e 1959, sendo o primeiro raríssimo. Foi o primeiro automóvel de uma grande montadora com carroceria em fibra de vidro.
Entre os importados os americanos foram a maioria, com carros dos mais diversos estilos épocas e as mais variadas marcas: além das já citadas, Ford, Chevrolet, Nash, Hudson, Lincoln, Packard, Buick, Oldsmobile, DeSoto…
Destaques dos classificados
Não faltaram os superesportivos, que sempre causam aquela sensação, de marcas como Lamborghini, Jaguar e Ferrari.
Entre as várias marcas brasileiras, modelos fabricados dos anos 1960 aos 80, com exemplares escolhidos a dedo. É o caso do Gol GT 1.8 1986 pertencente ao jornalista ‘global’ William Bonner, sobre o qual já tivemos a oportunidade de falar recentemente.
2° – Mercedes 300SL Gullwing 1956 – 130 votos
3° – Chevrolet Corvette 1959 – 101 votos
4°- Benz 1911 – 88 votos
5° – Cord 812 1937 – 67 votos
6° – Packard 1931 – 61 votos
7° – Concorde – 51 votos
8° – Ford Mustang Conversivel 1966 – 43 votos
9° – Porsche Turbo S 2016 – 41 votos
10° – Jardineira International 1937 – 34 votos
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
1 Comentário