Uma é de uma concessionária no Rio. A outra é da própria Brasmotor, a empresa que trouxe o Fusca para o Brasil
Recebemos de um internauta essas duas propagandas do Fusca, então recém-chegado ao Brasil, o que aconteceu em 1950. A primeira é da própria Brasmotor e foi publicada na revista ‘Automóveis e Acessórios’ em abril de 1951. Trata-se da divulgação da rede de peças e serviços, algo que ao longo dos anos se tornou um dos pontos fortes da Volkswagen. Segundo o ‘reclame’, cada revenda possuía mecânicos treinados por engenheiro com curso na fábrica da VW na Alemanha. A Brasmotor foi a responsável por trazer o Fusca para Brasil, o produzindo em sistema de CKD — o carro vinha desmontado da Alemanha e era finalizado aqui.Dois fatos interessantes:
– Na década anterior, a Brasmotor já fazia o mesmo com a linha Chrysler, montando aqui modelos das marcas Dodge e Plymouth.
– Hoje a empresa se chama Whirlpool Corporation e há décadas saiu do ramo automotivo. Fabrica os eletrodomésticos das marcas Brastemp e Consul.
A segunda propaganda é da D.P Cleto Limitada, Concessionária Volkswagen do Distrito Federal, que naquele distante 25 de fevereiro de 1951 era o Rio de Janeiro e tinha lojas no Centro e em Copacabana. Foi publicada no ‘Correio da Manhã’ e faz uma espécie de apresentação do “famoso carro alemão”, até então desconhecido dos brasileiros. E o mais curioso: ensina até como falar o nome. “Pronuncia-se: Folks Vágan”.
Texto e edição: Fernando Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!