Lançado no final de 1979, ele era destinado ao transporte de cargas leves. Vendeu muito pouco. Hoje quase todos desconhecem que ele sequer existiu
Um utilitário dos anos 1980 tão raro, que até merecia um espaço em nossa seção Mosca Branca. Mas sua existência é tão obscura, que sequer conseguimos material suficiente para discorrer mais longamente sobre ele.
O Ford Corcel II Van, foi lançado no finalzinho de 1979, já como modelo 1980. Trata-se na verdade de um furgão derivado da Belina. Era um veículo para cargas leves (transportava até 440 quilos) e se prestava também a serviços e como ambulância, embora as dimensões não fossem as ideais para isso. Os vidros laterais e traseiro foram substituídos por chapas de metal. Bancos eram apenas os dianteiros e atrás deles uma divisória tipo gradil de metal forrado por um material que parece ser plástico na parte inferior. O mesmo que protegia as laterais da área destinada à carga, que tinha o assoalho ripado.
O motor era igual ao da Linha Corcel, 1.6, movido a gasolina ou álcool. O câmbio podia ser de quatro ou cinco marchas (opcional). Tinha suspensão traseira reforçada por causa do peso extra — a linha Corcel era famosa por ter a suspensão excessivamente macia e por isso o carro ‘sentava’ com facilidade.
O Ford Corcel II Van nem consta na propaganda da Linha Ford de 1980. O mesmo acontecendo com as de outros anos
O Corcel II Van não fez nenhum sucesso. Talvez tenha faltado mais divulgação. Achar uma propaganda de época é quase impossível. Note que o furgão sequer aparece na propaganda da linha Corcel de 1980 (foto). Pelo que pudemos apurar, foi fabricado até 1982, ano em que a Ford lançou a picape Pampa. Essa sim, de grande êxito comercial.
Achar um furgãozinho desses nas ruas ou os encontros de carros antigos hoje é missão das mais difíceis. E quem tem essa oportunidade, via de regra acha que é algum tipo de adaptação.
Texto e edição: Fernando Barenco
Destaques dos classificados
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
1 Comentário