MaxiBlog

Uma exposição de clássicos Renault no Salão do Automóvel

Em primeiro plano o NN Torpedo, ao lado de dupla de 4CV

Mostra fez parte das homenagens aos 120 anos de fundação da fabricante francesa

A Renault organizou ontem, 13 de novembro, uma mostra na área externa do Salão do Automóvel com alguns de seus automóveis fabricados na França e também no Brasil ao longo das décadas. É que a empresa está comemorando os 120 anos de sua fundação, o que coincide com 20 anos de sua chegada ao Brasil.

Renault 8 Gordini em primeiro plano. Depois, Renault 10

O mais antigo o curioso NN Torpedo da década de 1920, que aparece em primeiro plano na foto principal. Em seguida os 4CV — modelo dos anos 1950 que no Brasil ganhou o apelido de ‘Rabo Quente’, por causa do motor traseiro — depois Renault 8, 10 e 16… todos fabricados na matriz.

Acima, os brasileiros Gordini e Interlagos. Abaixo,  Scénic  da década de 1990

Da primeira fase da Renault no Brasil, quando seus carros foram fabricados a partir de uma curiosa parceria com a americana Willys nos anos 1960, havia Interlagos Berlineta e Godini na versão convencional e Teimoso.

Da fase atual — a partir de 1998, quando instalou de fato uma fábrica no Brasil — a minivan Scénic.

Em 1898, com apenas 20 anos, Louis Renault resolveu fabricar um automóvel nos fundos de sua casa, que batizou de Voiturette Type A. Quando acabou de ficar pronto, ele convidou alguns amigos para uma voltinha pelas ruas de Paris. Eles ficaram impressionados sobretudo com a facilidade que o veículo tinha para vencer as ruas mais íngremes. Então, o jovem Louis teve que construir outros 12 para atender as encomendas. E assim nascia a Renault…


GALERIA DE IMAGENS


Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.