Viagem de três brasileiros começou em 1928 e terminou em Washington dez anos depois. Agora, aventura virou museu no interior de São Paulo
Infelizmente pouca gente conhece essa incrível façanha. Em abril de 1928 teve início no Rio de Janeiro a Carretera Panamericana, a viagem de três brasileiros rumo aos Estados Unidos, cortando as três Américas. Na aventura foram usados dois carros: um Ford Modelo T Tudor 1928 — doado pelo jornal O Globo — e um Ford Modelo T Pick-up 1925 — doada pelo Jornal do Commercio.A bordo Leônidas Borges de Oliveira, chefe da expedição; Francisco Lopes da Cruz, observador; e Mário Cava, mecânico. A viagem percorreu 15 países das três Américas. Foram mais de 27 mil quilômetros de estradas esburacadas (ou simplesmente inexistentes) e os mais variados tipos de dificuldades.
Dez anos depois, nossos desbravadores finalmente chegaram aos Estados Unidos, onde foram recebidos por ninguém menos que Henry Ford e o Presidente Franklin Roosevelt.
Apesar do interesse de Henry Ford em comprar os veículos (queria dar um cheque em branco!), eles retornaram ao Brasil e foram deixados no Museu do Ipiranga, em São Paulo. O automóvel ficou em local coberto e foi bem preservado. Já a pick-up não teve a mesma sorte. Mantida ao ar livre, enferrujou, teve peças roubadas e acabou se perdendo.
Agora, o automóvel ganhou uma nova casa. Foi inaugurado em julho do ano passado em Bariri – SP o Museu Mário Fava, nome em homenagem ao mecânico da expedição que vivia na cidade. Além do Modelo T 1928, o espaço mantém em seu acervo documentos e objetos que contam a história dessa incrível aventura brasileira, que já completou 90 anos.
Museu Mário Fava
Rua Tiradentes, 410 – Bariri – SP
De terça a domingo, das 9h às 17h
museumariofava.com.br
Texto e edição: Fernando Barenco
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!