Fusca mexicano em ferro fundido foi um dos mais curiosos em mostra organizada em homenagem aos 70 anos da VW nos EUA
Os elegantes visitantes do para lá de sofisticado Amelia Island Concours D’elegance — que aconteceu no último final de semana nos Estados Unidos — foram surpreendidos com uma exposição que reuniu uma dúzia de Volkswagens (algo pouco comum no evento), em homenagem aos 70 anos da chegada da marca alemã àquele país. Mas não foram quaisquer VWs. Foram escolhidos a dedo modelos muito especiais, de encarrocadores independentes, montados a partir da consagrada mecânica que utiliza o bom e velho motor boxer refrigerado a ar. Com ‘cara’ de Fusca mesmo, apenas quatro.
O Rometsch Beeskow Coupe de 1951 levou o troféu Volkswagen of America, como o modelo mais elegante. Já o prêmio Best in Class Custom Coachwork Volkswagens foi para outro Rometsch o Beeskow Coupe 1954. A Rometsch era uma fabricante de ônibus de Berlim fundada em 1924 e que vez por outra se aventurava em projetos especiais. Ambos os carros premiados levaram o nome de seu projetista, Johannes Beeskow, que depois foi trabalhar na Karmann.
Um dos modelos que mais chamou a atenção do público foi o Fusca de Casamento em ferro fundido, uma criação do ferreiro mexicano Raphael Esparza Prieto. O projeto nasceu da encomenda de apenas de uma carroceria para ser usada como propaganda por uma loja de auto-peças. Mas a iniciativa chamou a atenção da própria Volkswagen, que contratou Prieto para fabricar algumas carrocerias extras a serem usadas como publicidade durante as Olimpíadas de 1968, que acontecerem na Cidade do México. Acabaram sendo produzidos 20 Fuscas como esse, cada um com um padrão diferente de desenho em ferro fundido. Depois das Olimpíadas, os carros foram usados em cerimônias de casamento. O exemplar exibido em Amelia Island pertence hoje ao Museu da Volkswagen of America.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Volkswagen of America e ClassicCars
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