Modelo começa a ser reconhecido lá fora. Encontramos essa Pick-up ‘made in brazil’ a venda nos Estados Unidos por US$ 42 mil
Ainda não se vê muitos desses nos encontros de veículos antigos e nem a venda nos classificados voltados para o mercado de clássicos. Não que existam poucos. Foram fabricados mais de 100 mil unidades ao longo de 43 anos. Isso mesmo! O Toyota Bandeira é o vice-campeão dos nacionais que mais tempo ficou em produção: de 1958 a 2001! Só perde mesmo para a Kombi, que durou 56 anos.Conhecido por sua incrível resistência e pelas qualidades como ‘todo-terreno’, o fabricante sempre se gabou de que alguns exemplares dos primeiros anos continuavam rodando e labutando por aí. De fato, até hoje é possível encontrar um ou outro fabricado nos anos 1960 ou 70.
Ele chegou ao Brasil em 1958. No início era o mesmo Land Cruiser fabricado no Japão e montado aqui no sistema de CKD. A mecânica era Toyota, a gasolina. A partir de 1962 foi nacionalizado e rebatizado de Bandeirante. Ganhou motor OM movido a diesel, da Mercedes Benz, permanecendo assim até 1994, quando voltou a vir equipado com motor Toyota. Teve versões fechadas (jipe, com capota rígida e de lona) e pick-up.
Encontramos esse Bandeirante das fotos a venda em Gadsden, no estado do Alabama, EUA. É uma pick-up cabine dupla muito bem conservada, fabricada em 1989. De acordo com o anunciante, este modelo tem sido muito procurado pelas bandas da Califórnia e pelo jeito há mercado também para a versão brasileira, apesar de o Land Cruiser japonês ter sido vendido nos EUA. O motor é o MB OM314, de 3.9 litros e o câmbio de cinco marchas. O preço? Pode acreditar: US$ 42 mil, o equivalente R$ 160 mil. É mole!
Então, se você tem um desses, trate de conserva-lo. Futuramente pode lhe render uma boa grana.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Hemmings.com
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!