Estiveram reunidos modelos de todas as versões
Ao todo, foram 37 Passats no evento, incluindo dois raros modelos Passat Julia
A previsão do tempo não era das melhores e o dia amanheceu com o céu carregado. Porém, ninguém se incomodou: pouco depois das 8:00, uma carreata com 15 Passat saiu do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em direção a Niterói para participar do evento. Dos primeiros aos últimos exemplares produzidos pela Volkswagen, todas as gerações estiveram representadas e se uniram aos demais Passat no Sam’s Club.
Ao todo, foram 37 Passat no evento, incluindo dois raros modelos Passat Julia, cuja produção foi inicialmente realizada pela Dankar, que também fazia o esportivo Squalo, e posteriormente seus direitos foram comprados pelos estaleiros Mac Laren, que continuou produzindo o modelo por mais alguns anos. Ambas as unidades presentes no evento foram produzidas já na fase da Mac Laren.
Outras versões difíceis de encontrar em seu estado original também estiveram presentes, como um Passat GTS Pointer 1984, ainda com motor 1.6 (o motor 1.8 foi introduzido nesta versão em junho daquele ano) e um Passat Special 1987, dos últimos produzidos desta versão que era a mais simples da linha na época.
E de São Paulo veio um grupo de 14 pessoas em 5 belos exemplares de Passat, de modelos entre 1976 e 1988! Incluindo o exemplar azul que foi capa do livro sobre a história do Passat, lançado em 2013 pela Editora Alaúde, um raro TS 1981 com motor 1.5 movido a álcool (única motorização possível na época para este combustível, ao contrário do modelo a gasolina que utilizava o motor 1.6), entre outros.
Uma forte pancada de chuva chegou no meio da manhã, durando cerca de meia hora, mas serviu para lavar a alma (e os carros) dos presentes. Após a chuva, ainda mais amigos apareceram com carros antigos.
Sorteio de brindes
Além do sorteio de brindes entre os associados do Nictheroy, promovido mensalmente pelo clube, tivemos o sorteio de brindes alusivos ao Passat, que foram oferecidos pelo Gutemberg Baptista, associado do Passat Clube – RJ aos donos de Passat inscritos no evento.
Destaques dos classificados
O destaque do mês foi a pick-up Ford 1966 de propriedade de José Luiz Travassos. No momento da homenagem ao Passat, o amigo Heitor Nunes, que veio de São Paulo com seu Passat L 1976, foi convidado a falar um pouco sobre a história do modelo no Brasil. Em seguida, foram entregues 8 troféus de destaque escolhidos entre os Passat previamente inscritos, que listamos abaixo por ordem de ano de fabricação:
- Passat L 1976 – Heitor Nunes (chassi mais baixo)
- Passat L 1976 – Gutemberg Baptista
- Passat TS 1981 – Renato Gualda
- Passat LS Village 1984 – Victor Pinho
- Passat Julia 1986 – Guilherme Gomes
- Passat LSE 1986 – Reginaldo Santos (participante mais distante: Campinas – SP)
- Passat Special 1987 – Luiz Camilo Pinto
- Passat GTS Pointer 1988 – Edson Rojo
Mais uma vez, o amigo e associado do Passat Clube-RJ, Edison Viggiani, que nos deixou recentemente, foi lembrado e homenageado, inclusive com seu Passat TS 1977 sendo a imagem de fundo dos troféus de destaque entregues aos proprietários dos Passat.
Entrega dos troféus
Após o evento, ainda houve um segundo tempo com direito a almoço entre os passateiros e a comemoração do aniversário do Diretor Financeiro do Nictheroy e também associado do Passat Clube – RJ, Bruno Lara.
Gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes, que mesmo com o tempo ruim vieram prestigiar e homenagear esta data significativa da história do Passat. Agradecemos também, em especial, aos participantes que rodaram bastante pra chegar ao evento, como os amigos de São Paulo e da região serrana e norte do estado do Rio de Janeiro.
Nosso próximo mensal será realizado no dia 7 de julho, a partir das 9:00 no Sam’s Club. Sem esquecer do nosso 7º Encontro Estadual de Veículos Antigos, nos dias 3 e 4 de agosto, cujas inscrições já estão abertas!
Esperamos por você!
Texto e Fotos: André Grigorevski
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!