Construções históricas, carros antigos… tudo a ver!
Cidade da Grande São Paulo recebeu turistas em mais uma edição do evento que reuniu mais de 400 veículos antigos
Igreja Matriz, pracinha, mais de 200 construções históricas e aquele clima de cidadezinha do interior. Quem lê esta descrição não imagina que Santana de Parnaíba está distante apenas 42 km da maior cidade da América do Sul e uma das maiores do Planeta.E sua natural vocação turística é multiplicada anualmente com o Encontro de Antigomobilismo, que desde 2002 acontece sempre nesta época do ano. Este ano foi dia 30 de junho, um lindo domingo de sol que incentivou a vinda de expositores e turistas de toda Grande São Paulo. Gente interessada em ver de pertinho os automóveis antigos e curtir as outras atrações desse festival, como o mercado de pulgas, os bares e restaurantes e os shows musicais.
Acima, Puma GT 1969, primeira versão da era VW. Abaixo, os MP Lafers e o raro Dardo
Segundo a organização, foram mais de 400 veículos espalhados pelas ruas do Centro Histórico. A organização ficou por conta da Prefeitura Municipal e o Puma Clube do Brasil foi o anfitrião da festa, levando mais de uma centena de exemplares desse icônico esportivo brasileiro, dos quais destacamos o GT 1969, o GTS 1973 — Conversível do último ano com as bolhas nos faróis —, o GTB Série 1 1978 e o P018 1983.
Ainda falando de foras-de-série ‘made in brazil’, o número de MP Lafers chegou a vinte e cinco e havia ainda dois Biancos S do final dos anos 1970.
Destaques dos classificados
18° ANTIGOMOBILISMO FOI UM SUCESSOMais de 400 carros coloriram o Centro Histórico de Santana de Parnaíba nos mais variados modelos antigos. O clube do Puma foi o anfitrião desta edição com mais de 100 exemplares expostos pelas ruas da cidade. Veja um pouco mais desta grande festa dos amantes de veículos antigos!#ANTIGOMOBILISMO #santanadeparnaiba
Publicado por Prefeitura de Santana de Parnaíba em Domingo, 30 de junho de 2019
E muito raro é o Dardo. Com fabricação limitada a 300 exemplares, era uma réplica do esportivo italiano Fiat X1/9, só que com carroceria em fibra de vidro. Diferentemente de outros esportivos nacionais da época, ele não utilizava mecânica VW a ar, mas sim o motor 1300 que equipava o Fiat 147 Rallye. Apesar de ser fabricado pela Corona, o Dardo era uma espécie de Fiat “extraoficial”, chegando inclusive a ser vendido em suas concessionárias.
Ford F100 Ranger XLT 1973. Modelo americano com estranho acessório (no detalhe)
E os admiradores de pick-ups clássicas não tiveram do que se queixar. Foram diversos modelos — originais e modificadas — nacionais e importadas, como a linda americana Ford F100 Ranger XLT 1973, com design quase idêntico à versão brasileira. Top de linha naquele ano, essa XTL tem um acessório interessante. Repare só: um suporte afixado atrás do banco com um rifle e um taco de beisebol. Bem de acordo com o atual momento político brasileiro.
Dodge Charger R/T 1971 (lembra de ‘Os Gatões’?) e Cadillac Eldorado 1960
Não faltaram os ‘muscle cars’, como os americanos Corvette, Camaro, Dodges Charger e Challenger; e os brasileiros Maverick GT e Opala SS. O Cadillac Eldorado Coupê 1960 foi o ‘carro-chefe’ (desculpe o trocadilho) entre os clássicos dos ‘anos dourados’ da General, como toda uma gama de Chevrolets dos anos 1950.
Volvo PV 444 1956 e Karmann Ghia 1958
Entre os modelos Europeus, o inglês Vauxhall Veloz 1950, o sueco Volvo PV 444 1956 — que apesar do ar de carro do vovô, foi um grande vencedor de ralis em sua época — e um gracioso Karmann Ghia alemão 1958. Repare no formato de suas duas delicadas gradinhas dianteiras, no paralamas e no farol. Externamente há ainda outra sutil diferença em relação à versão nacional: a lanterna traseira não tem aquele formato de canoa que conhecemos. Ela é retangular, como podemos observar no detalhe da foto. E o que dizer dessa combinação de cores? Dá até vontade de pegar no colo!
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
Video: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba
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