Responsável pelo lançamento do Mustang, o executivo conseguiu a façanha de presidir duas das chamadas ‘três gigantes’ americanas: Ford e Chrysler
Morreu ontem nos Estados Unidos, aos 94 anos, vítima de complicações decorrentes do Mal de Parkinson, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística americana: Lee Iacocca.Iacocca e o Mustang, em 1965
Ele ficou famoso no início dos anos 1980 por salvar da falência a Chrysler. Mas começou sua carreira na concorrente Ford, em 1946. Primeiro no setor de engenharia, mas logo se transferiu para o departamento de marketing e vendas, onde se sentiu em casa e alcançou grande sucesso. Chegou a presidente do Grupo Ford (incluindo as marcas Mercury e Lincoln) em 1970.
Ford Pinto (espécie de Maverick em miniatura) e Mercury Cougar, que dividia a plataforma com o Mustang
Foi responsável pelo lançamento do icônico Mustang em 1964 e de outros modelos de sucesso como o Mercury Cougar e o Ford Pinto, um compacto popular lançado em 1971 e que alcançou grande sucesso.
Apesar da carreira de sucesso — e do lucro de mais de 2 bilhões em 1978 — um desentendimento com o presidente do Conselho de Administração Henry Ford II (neto do Henry Ford), levou à demissão de Iacocca naquele ano.
Dodge Caravan e Jeep Grand Cherokee
Destaques dos classificados
No ano seguinte foi contratado pela concorrente Chrysler, então à beira da falência. Junto com ele, Iacocca trouxe alguns executivos da Ford e também o projeto Minimax que culminou no lançamento em 1983 das inovadoras minivans Dodge Caravan e Plymouth Voyager. Lançou também uma linha de modelos compactos de tração dianteira e motor transversal com preços competitivos para um mercado em recessão. Batizada de K-Car era composta por sedans, coupês, conversíveis e SWs.
Iacocca foi responsável também pela compra da American Motors Corporation, rebatizada depois de Jeep (o veículo militar que virou marca) e que continua assim até hoje sob administração da italiana Fiat. Apesar de o projeto já estar quase concluído antes da compra da AMC, Iacocca foi o responsável pelo lançamento do Jeep Grand Cherokee, em 1992. Neste mesmo ano ele se aposentou.
O best seller foi lançado também no Brasil
Nos anos 1980 ficou famoso em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, como uma espécie de guru da administração. Estrelava os próprios comerciais da Chrysler e seu livro “Iacocca: Uma Autobiografia” se tornou um grande best-seller.
Texto e edição: Fernando Barenco
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
2 Comentários