Vida longa ao Mustang!
Considerado o precursor dos ‘pony cars’, ele é um fenômeno de popularidade há 55 anos, como mostrou esse evento no Shopping Eldorado
Sob o comando de Lee Iacocca — morto no mês passado — a Ford apresentou em 17 de abril de 1964 o Mustang, que teve estrondoso sucesso imediato, com filas nas concessionárias. Seu nome foi copiado de um famoso avião-caça. Mustang é o nome de uma raça americana de cavalos, descendentes dos animais europeus que se tornaram selvagens.Barato (custava apenas US$ 2.368), compacto para os padrões dos EUA, com apelo jovem e linhas muito inovadoras, sua versão V8 era também bastante possante, por isso é considerado o precursor dos ‘pony cars’ (pequeno + motor potente). Somente nos primeiros dois anos vendeu um milhão de unidades.
Conversível e Fastback da Primeira Geração
Mas nem só de glórias vive esse ídolo sobre rodas. Houve um período bem sombrio em sua história, que começou em 1974, com o lançamento do Mustang II e que durou longos 20 anos — Segunda e Terceira Gerações. O carro perdeu a esportividade, a potência e a identidade. A potência foi voltando aos poucos. Mas a má fase só começou a ser superada com o início da volta às origens, em 1994 a partir da chegada da Quarta Geração, cujo design remete à Primeira.
Um Hardtop 1965 nunca restaurado
Dada a volta por cima, continua sendo um fenômeno de popularidade, um dos modelos mais citados, tanto por quem já está na casa dos 50 anos — por causa dos modelos da Primeira Geração —, quando pelos mais jovens — apaixonados pelos da Quinta e Sexta Gerações, produzidos a partir de 2005 até a atualidade.
Mustang II Ghia 6 cilindros 1974 e GT 1992
Destaques dos classificados
E essa linha do tempo pôde ser vista no último domingo, 18 de agosto, na 15ª edição Encontro Anual de Mustangs, que aconteceu no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo.
GT 5.0 2018 queimando pneu
O evento reuniu exemplares originais (em sua maioria) e modificados, indo dos clássicos Hardtops, Fastbacks e Conversíveis dos anos 1960, passando por exemplares de todas as fases seguintes, até chegar as ultra modernas e potentes versões atuais.
Shelby GT 2008 e GT 50 Years 2015
Ele é o mais antigo modelo da linha de montagem da Ford. São 55 anos em produção ininterrupta! E continua em pleno sucesso. Vida longa ao Mustang!
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!