Uma sigla que arrebata
Evento reuniu colecionadores e fãs de clássicos e modernos Chrysler no interior paulista
O ronco do bom e velho motor V8 é música para os ouvidos dessa galera. Se for um Hemi então, melhor ainda. A sigla MOPAR tem um significado literal bastante simplório. Na década de 1930 alguém na Chrysler achou que seria interessante afixar nas fachadas das concessionárias uma placa indicando que ali eram vendidas também peças de reposição: MOtor PARts, diziam. Com o passar do tempo, a expressão acabou virando marca registrada do conglomerado, se tornando sinônimo de automóveis das marcas do grupo, incluindo a própria Chrysler, Dodge, Plymouth, Jeep e DeSoto, essa última extinta em 1960.Lançado em 1969, o Dodge Dart foi o primeiro automóvel Chrysler produzido no Brasil
E esses entusiastas do estilo MOPAR de viver se reuniram no último final de semana em Louveira, interior de São Paulo em mais uma edição do evento organizado pelo Mopar Clube Brasil e que durou três dias, de 20 a 22 de setembro. Foram reunidos ali centenas de representantes do segmento, entre nacionais e importados, clássicos e contemporâneos.
Belíssimo Charger R/T nacional, da primeira fase. A grade cobria os faróis
50 anos do primeiro nacional
Com passagem curta pelo Brasil, mas com a fabricação de modelos de qualidade similar à matriz americana, a Chrysler estreou aqui sua Linha Dodge em 1969, com o lançamento do Sedan Dart, em 1969. E esse cinquentão foi o grande homenageado desta 12ª edição do evento. A partir daí, nascia uma bela linha de potentes carrões de duas e quatro portas: Dart Coupê, Charger, Charger R/T, Grand Sedan, Grand Coupê, Magnum e Le Baron, além dos utilitários da Linha D e do compacto Polara, que era um concorrente direto do Chevette, da Chevrolet. E todos eles (ou quase!) estiveram representados neste 12º anual de Louveira.
Dodge Regent 1953 e Plymouth Satellite 1966
Destaques dos classificados
Já entre os importados, a participação foi bem mais eclética, incluindo até um conservador sedan canadense de 6 cilindros Dodge Regent fabricado 1953 e um descolado Dodge Brothers Six 1929 estilo rat hod. A bordo de um Conversível Plymonth Satellite 1966 uma família chegou em grande estilo chegou para curtir o 12º Encontro Mopar Clube Brasil. Não faltaram também carrões Chrysler dos anos 1970 e modelos modernos como Chrysler 300 C, Dodges Challenger, Charger Daytona e Viper.
Em primeiro plano, uma dupla Dodge americana: o moderno Viper e o clássico Charger R/T
Brilharam os muscle cars do final dos anos 1960 e início dos 1970, época de ouro dessas máquinas: Dodge Charger R/T 1969, 1970 e 1974; Plymouths Road Runner 1968 e Duster 1972, entre outros.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
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