Uma festa alemã, com certeza
Evento teve o apoio do Consulado-Geral da Alemanha e comemorou os 141 da instituição de ensino. Marcas como Mercedes Benz e BMW se destacaram
No rastro do sucesso do ano passado, o Colégio Visconde de Porto Seguro fez no último sábado, 5 de outubro, a segunda edição de seu encontro anual de carros antigos, em homenagem aos 141 anos dessa tradicional instituição de ensino.A mostra aconteceu no Campus de Valinhos, distante cerca de 85 quilômetros da Capital, de onde partiu uma carreata organizada pelo próprio colégio em direção ao evento, que, como em 2018, foi marcado pela presença de veículos importados de alto gabarito e excelentes nacionais, que fazem a cabeça da maioria dos entusiastas do país.
Um comboio partiu de São Paulo. Nas fotos, Esplanada 1968 e Corcel 1972
Com o apoio do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a mostra fez parte da programação oficial das Jornadas Alemãs, que celebram a Reunificação da Alemanha. Então, não por acaso, foi expressivo o número de clássicos oriundos daquele país.
Os Mercedes Benz e seus apelidos
Mercedes Benz ‘Ponton’ e ‘Fintail’
Da aristocrática Mercedes Benz, três clássicos muito emblemáticos e valorizados pelos colecionadores:
- Um sedan 1955 — primeiro modelo de três volumes da marca, conhecido no mundo inteiro como ‘Ponton’ — cujo projeto marcou tardiamente a entrada da MB na era dos automóveis pós Segunda Guerra Mundial, em 1953.
- Um sedan 1963 ‘Fintail’, que sucedeu a ‘Ponton’ e que tem com principal característica o discreto e elegante ‘rabo-de-peixe’.
- E por fim uma coupê 280SE 1970, modelo que no Brasil ganhou a alcunha de ‘charuto’, talvez por causa de suas linhas longas e arredondadas.
Do outro lado do muro
Trabant P601
Destaques dos classificados
Contrastando com tanto requinte, outro famoso modelo alemão, mas esse fabricado do outro lado do Muro de Berlim e que tem na extrema simplicidade sua principal característica. Estou falando do Trabant, que compareceu em dose dupla, com um exemplar da versão antiga P50, de 1963 e outro da mais moderna P601, produzido em 1971. Esse comunista popular com carroceria de plástico — cujo nome significa ‘companheiro de viagem’ — foi fabricado de 1957 e 1991. Quando o muro foi derrubado, foi desprezado. Hoje já virou cult, sendo usado inclusive em passeios turísticos por Berlim.
BMW 840 Ci 1996
Voltando para o lado ocidental do muro, da BMW temos dois belos coupês: o 2000 C 1967 — com seu charmoso retrovisor cônico no paralamas — e o 3.0 CS 1972; uma dupla de esportivos 850Ci 1992 e 840Ci 1996, além de uma motocicleta R60 dos anos 1960.
Alfa Romeos 2000 Spider dos anos 1960 e Giulias GTV dos 1970; Porsches 930 — a versão turbinada do 911 — e um moderno Panamera 2018; Jaguar XJS 1989; e Ferraris 308 GTB e 355 Berlinetta 1995 foram outros esportivos europeus.
Americanos…
Pontiac Tran Am, série especial Indy Pace car
Da América do Norte o Pontiac Trans Am Indy Pace Car 1980 foi um dos destaques. Na cor branca, com inscrições alusivas ao evento esportivo nas laterais e o característico ‘pássaro de fogo’ sobre capô, essa série especial tem motor turbo de 4.9 litros. E ainda: Chevrolets Impala Conversível 1963, Corvette Conversível 1964 e Pick-up El Camino 1969; Fords Custom Sedan 1951, Thunderbird 1955 e Fairlane 1957; Oldsmobile Cutlass 1966.
…e brasileiros
O SP2 foi um dos Volkswagens brasileiros
Entre os nacionais uma linda Simca/Chyrsler Esplanada 1968 dourada; dois Corceis 1972, sendo um sedan 4 portas vermelho e um coupê 2 portas verde; Gordini 1967; Dodges Charger R/T 1976 e Polara 1977; Opala 1970; além de diversos modelos da Volswagen: Fusca, SP2, Brasília, Variant, Karmann Ghia… afinal, o encontro do Colégio Visconde de Porto Seguro foi uma festa alemã!
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
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