Uma exposição de tirar o fôlego
Evento promovido pela Fundação Lia Maria Aguiar reuniu carros antigos e superesportivos, em mostra que incluiu exemplares que pertenceram a Og Pozzoli
Uma exposição que reuniu automóveis clássicos e superesportivos modernos foi uma agradável surpresa para os turistas que visitaram a famosa Campos do Jordão no último final de semana. Iniciativa da Fundação Lia Maria Aguiar durou três dias — de 15 a 17 de novembro. A entidade adquiriu toda a coleção do mais famoso colecionador de veículos antigos do Brasil, o pioneiro Og Pozzoli, que morreu em 2017. E esse maravilhoso acervo irá se transformar num Museu-Escola a ser inaugurado na cidade em 2021. Então, o evento é uma espécie de ‘esquenta’ do que vem por aí!Acervo Og Pozzoli
Encontro de Carros Antigos de Campos do Jordão foi sucesso de de público
E foram justamente alguns desses carros de Pozzoli os destaques dessa mostra. O colecionador era conhecido por sua predileção pelos carros vintage, muitas vezes de marcas já extintas, fabricados antes da II Guerra Mundial. Assim, valeu a pena subir a serra para admirar em Campos do Jordão relíquias como:
O Chrysler transportou a Princesa do Japão e o Papa João Paulo II
- Chrysler Imperial L80 Phaeton Traveler 1928 — Foram fabricados apenas 21 exemplares desse conversível de nome pomposo com carroceria Le Baron, restando apenas dois atualmente. O carro em questão já transportou gente importante: em 1978 a Princesa do Japão, Michiko, nas comemorações dos 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil; e em 1980 o Papa João Paulo II, em sua viagem de Aparecida do Norte a São José dos Campos-SP.
- Hispano Suiça 1911 – Essa ‘baratinha’ (foto principal) pertenceu a outro ícone da preservação dos automóveis do Brasil: o falecido Roberto Lee, que descobriu o carro semidesmontado nos fundos de uma oficina de São Paulo.
Lincoln Modelo K e Chrysler Imperial. Ambos produzidos em 1938
Destaques dos classificados
- Lincoln Modelo K Touring 1938 — Com carroceria fabricada pela encarroçadora Willoughby, de Nova Iorque, o carro pertenceu ao governador de São Paulo, Adhemar de Barros. Foram feitos apenas dois com essa exata configuração. Já transportou Charles de Gaulle, a Rainha Elizabeth II e o Papa João Paulo II.
- Chrysler Imperial 1938 – Este conversível foi comprado pelo governo do Estado de Minas Gerais e transportou Getúlio Vargas pelas avenidas de Belo Horizonte.
E mais…
Em sentido horário, a partir do alto: Packard Super Eight Conversível, Citroën ID 19, Mercedes Benz 190 SL e La Salle Roadster
Fora essas históricas ‘celebridades’ sobre rodas, que tiveram merecido lugar de destaque nesse 2º Encontro de Carros Antigos de Campos do Jordão, outros modelos de tirar o folego também tiveram participação. Por exemplo, Packard Super Eight Conversível 1948; Cadillac Series 62 Conversível Club Coupê 1946; La Salle Roadster 1936, que por incrível que pareça era uma ‘linha popular’ do Cadillac na época; Mercedes Benz 190 SL 1960; Rolls Royce Silver Shadow 1969; Citroën ID 19 1960. Só para citar alguns… Confira só em nossa GALERIA DE FOTOS clicadas por Alessandro Destido.
Superesportivos e classicos nacionais
Participação também de superesportivos
Entre as máquinas modernas, estonteantes superesportivos como Porsches 911 GT2 RS e 911 Turbo S, Lamborghinis Uracán e Aventador, Ferraris 360 Modena e F12 Berlinetta, McLarens 620LT e 720S.
Mas o 2º Encontro de Carros Antigos de Campos do Jordão contou também com exemplares da indústria nacional com qualidade que não deixou nada a desejar se comparada aos importados. Entre esses destacamos:
Interior do Simca 1966 e o FNM 2150 JK
- Simca Chambord Tufão 1966 e FNM JK 2150 1971 – Esses dois rivais estavam entre os mais sofisticados nacionais da época. No evento, esses dois exemplares perfeitos.
- Fiat Oggi CSS – Versão esportiva do primeiro sedan da marca italiana no Brasil. Teve tiragem de apenas 300 carros. Raríssimo atualmente. Conheça a sua história!
Acima, Gurgel MotoMachine e Fiat Oggi CSS. Abaixo, o Monarca
- Monarca 1954 – Provavelmente o primeiro fora-de-série brasileiro. Possui chassi Volkswagen e componentes de Porsche 356, com carroceria em metal. Teve Anísio Campos como um de seus projetistas. É o único remanescente de uma leva de 10 automóveis, todos de modelos distintos, fabricados sob encomenda.
- Gurgel MotoMachine 1991 – Esse é um raríssimo mini carro com portas transparentes e que se adapta a várias configurações, a partir de seu teto conversível. A ideia era dar a sensação de estar pilotando uma moto, daí seu nome.
- Interlagos – Fabricado no Brasil pela Willys sob licença da Alpine francesa, foi o primeiro automóvel com carroceria em fibra de vidro produzido aqui. Disponível nas versões Coupê, Conversível e Berlineta — como esse do 2º Encontro de Carros Antigos de Campos do Jordão — fez sucesso também nas pistas.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Alessandro Destido dos Santos – @busoolhar
Agradecimento a Odair Ferraz
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!