Além do Brasil, esse francesinho foi fabricado na Itália, pela Alfa Romeo. A produção durou de 1959 a 1966
Em 1959 um acordo comercial entre a francesa Renault e a Alfa Romeo deu início à fabricação do Dauphine na Itália. Uma parceria parecida com a que aconteceu entre a Renault e a Willys Overland e que permitiu sua fabricação também aqui no Brasil. A diferença é que no caso brasileiro, o índice de nacionalização — que começou em 15% — foi aumentando gradualmente.Quase igual ao francês
Já na Italia, o Dauphine foi produzido na fábrica da Alfa Romeo em Milão, com peças vindas da França. Dividia a linha de montagem com a Alfa Giulietta. Pelo acordo, cabia à Renault o direito ao fornecimento das peças de reposição. Em compensação a Renault deveria vender na França os modelos da Alfa Romeo.
Plaqueta de identificação, manual do proprietário e emblema lateral
O Dauphine Alfa Romeo (esse era seu nome oficial) era praticamente idêntico ao francês. Visualmente apenas pequenas diferenças nos detalhes internos de acabamento e os emblemas lateriais ‘Dauphine Alfa Romeo’ e a inclusão do nome ‘Alfa Romeo’ no emblema original da tampa da mala — aliás, como aconteceu aqui no Brasil, com a inclusão do nome ‘Willys’ no emblema, só que em posição diferente.
Emblemas do capô no Brasil, na França e na Itália
Além disso, a versão italiana tinha sistema elétrico de 12 volts, fornecido pela Magneti-Marelli. E lá como aqui, ao longo dos anos de produção a potência aumentou de 31 para 40cv e o cambio passou de três para quatro marchas.
Uma propaganda da época e a Linha Alfa Romeo 1960, com destaque para o Dauphine
Vendas bem razoáveis
Em seus primeiros anos, o Dauphine Alfa Romeo teve boa aceitação, com 6.452 unidades vendidas em 1959 e 20.047 em 1960. Gradualmente as vendas foram minguando e seu último ano, 1966, chegou a míseros 345 carros comercializados.
Destaques dos classificados
Mas a soma dos oito anos de fabricação foi bastante satisfatória: 73.841 unidades. No Brasil foram 74.627 Dauphines/Gordinis vendidos.
Ano de produção | Quantidade |
---|---|
1959 | 6.452 |
1960 | 20.047 |
1961 | 19.297 |
1962 | 11.786 |
1963 | 6.347 |
1964 | 6.447 |
1965 | 3.120 |
1966 | 345 |
Mas não pense que além de seu país de origem, houve só versões do Dauphine no Brasil e na Itália. Esse simpático carrinho também foi fabricado e/ou montado em vários outros países: Espanha, Argentina Reino Unido, Bélgica, México, Israel, Argélia, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Texto e edição: Fernando Barenco
LEIA TAMBÉM:
Henney Kilowatt: o Dauphine de ligar na tomada
Um francês nos Estados Unidos
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!