Fuscas, Fuscas e mais Fuscas…
… além de seus derivados, em mais uma mega comemoração no ABC Paulista, promovida pelo Fusca Clube do Brasil
O Fusca Clube do Brasil fez no último domingo — 19 de janeiro — mais uma comemoração à altura desse ilustre homenageado. Estamos falando do Dia Nacional do Fusca, cuja data oficial é 20 de janeiro, caindo este ano na segunda-feira.Como em anos anteriores, centenas e centenas de exemplares das mais variadas versões, estilos e épocas — lembrando que o Fusca chegou no Brasil em 1950 e foi produzido aqui de 1959 a 1986 e depois teve um breve retorno de 1993 a 1996, graças a um desejo pessoal do então presidente Itamar Franco.
O mega evento aconteceu no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping e havia VWs para todos os gostos:
- Alemães originais dos anos 1950, com suas típicas vigias traseiras bi-partidas (‘splits’, até 1953) e ovais.
- Nacionais originais dos anos 1960 aos 90.
- Estilosos modificados no estilo ‘German Look’ com rodas modelo Fuchs do Porsche, suspensão rebaixada, teto solar e outros detalhes bem legais.
- Um inusitado ‘Rat Volks’ com motor dianteiro.
- Fuscas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e até de uma auto-escola (será que ele ainda trabalha?), mostrando a incrível versatilidade desse valente carrinho.
Parentes
Mas é lógico que na comemoração do Dia Nacional do Fusca não poderiam faltar seus ‘parentes’ derivados que compartilham com ele o incomparável motor boxer refrigerado a ar (está na moda falar em inglês: air cooled!), fabricados pela mesma Volkswagen. Foram várias Brasílias, Variants, Variants II, Kombis, TLs, VW, 1600 ‘Zé do Caixão’, SP2, Karmann Ghias e Gols BX da primeiríssima geração.
E essa mecânica descomplicada e funcional foi também a mais adotada por fabricantes independentes principalmente nas décadas de 1970 e 80 — quando a importação de automóveis era proibida por aqui — gerando assim uma expressiva quantidade de modelos fora-de-série. E a festa não poderia estar completa sem eles. Foram vários buggys, Miura Sport, Gurgel X12, um raríssimo Villa GT e um MP Lafer TI, cujo design moderninho causa certa estranheza a quem está acostumado com o acabamento clássico de exemplares mais antigos, com muitos cromados e a tradicional falsa grade.
Muito surpreendente o Golf em versão refrigerada a ar. Isso mesmo! O motor refrigerado a ar de fábrica instalado na dianteira, foi substituído por um boxer que ainda por cima foi parar na parte traseira. Repare ainda no ‘discreto’ cano do escapamento.
Osvaldo dos Santos sente o Fusca do Vice-Presidente do Fusca Clube do Brasil, Ervin Moretti
A edição 2020 do Dia Nacional do Fusca em São Bernardo do Campo foi marcada também pela participação do projeto social Adote um Cidadão, que levou ao evento deficientes visuais que tiveram a oportunidade de sentir, através do toque, as inconfundíveis linhas arredondadas desse que é um dos mais amados, carismáticos e famosos automóveis de todos os tempos. A reportagem saiu no site ABC do ABC.
Destaques dos classificados
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz e Ervin Moretti
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!