Veículos novos, mas com design dos primeiros automóveis — fabricados no final do Século XIX — irão substituir as tradicionais ‘Vitórias’, puxadas por cavalos
Petrópolis, a famosa cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, irá adotar nos próximos meses o uso de charretes elétricas em passeios turísticos por seu Centro Histórico.Batizadas de ‘Vitórias Elétricas’, o veículo procura manter o mesmo design das tradicionais ‘Vitórias’, as charretes puxadas por cavalos, que durante várias décadas foram utilizadas pelos turistas em visitas a locais famosos da cidade, como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Rio Negro, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio de Cristal, entre muitos outros.
Pelo que pudemos apurar, este tipo de veículo para uso turístico é inédito Brasil, mas algumas experiências têm sido feitas nos Estados Unidos, Canadá, China e Alemanha.
Plebiscito
As ‘Vitórias’ originais saíram de circulação no ano passado, após um plebiscito que aconteceu junto com as eleições de 2018. Os que queriam o fim do uso de charretes alegavam os maus tratos aos animais. E 68% dos eleitores da cidade (117 mil) votou a favor da proposta.
As novas ‘carruagens-sem-cavalos’ da Cidade Imperial seguem o mesmo preceito dos primeiros automóveis — da virada do Século XIX para o Século XX — quando disputavam mercado os movidos a vapor, a gasolina e a eletricidade.
E os elétricos chegaram a deter uma boa fatia do mercado. Nos Estados Unidos, em 1900, por exemplo, havia mais modelos elétricos que a combustão. A Detroit Eletric, uma das mais famosas marcas, vendia em média 2 mil automóveis por ano.
À esquerda, Thomas Edison e um Baker Electric 1906. À direita, senhora recarrega as baterias de um carro elétrico, em 1910
SAIBA MAIS SOBRE OS VEÍCULOS ELÉTRICOS ANTIGOS!
- Automóvel elétrico : Sinônimo de modernidade há mais de 100 anos
- Os elétricos dos primórdios da indústria automobilística
- O futuro chegou para os clássicos: empresa americana transforma Volkswagens em elétricos
- Leiloado um dos mais antigos autos elétricos do mundo
Texto: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação, CPTrans
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!