Depois de sete anos, o Encontro Paulista volta à cidade. Mas o Encontro Brasileiro continua a acontecer lá também. Notícia tem gerado polêmica
Tem causado certa confusão entre os antigomobilistas a notícia de que em 2020 o Encontro Paulista de Autos Antigos estará de volta a Águas de Lindoia, depois de sete anos. É que o Encontro Brasileiro de Autos Antigos — que teve sua primeira edição em 2014, também irá acontecer lá.Vamos recapitular:
- O Encontro Paulista de Autos Antigos — organizado pela Sociedade Feminina de Autos Antigos — aconteceu em Águas de Lindóia de 1997 a 2013. Em 2014 mudou-se para Campos do Jordão, onde permaneceu no ano seguinte. Em 2016, nova mudança: Vinhedo, onde ficou até o ano passado.
- Com a lacuna deixada pela ausência desse mega encontro de automóveis antigos na cidade, teve início em 2014 em Águas de Lindóia um novo evento: o Encontro Brasileiro de Autos Antigos — organizado pela Relicário Autos Antigos (Família Abonante) e que vem acontecendo anualmente desde então, também com grande sucesso. Em 2020 será a sua 7ª edição, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, em seu local tradicional: a Praça Adhemar de Barros e seus arredores.
Agora, eis que acaba de ser divulgada a notícia que o Encontro Paulista de Autos Antigos este ano deixará Vinhedo e retornará a Águas de Lindóia. De acordo com a organização, será uma “Volta às Origens”, um “Evento de Colecionadores, para Colecionadores, num ambiente fechado com 4.500 metros quadrados de veículos em exposição”. Não será na Praça, como o Brasileiro, mas sim dentro do Hotel Monte Real, que fica em frente. Irá acontecer de 09 a 12 de julho.
Para os empresários e a Prefeitura local, ótimo! O ‘encontro de Águas de Lindóia’ (seja ele lá qual for) representa o principal evento e consequentemente a maior fonte de receita do município em termos de turismo. Embora nesse caso, tudo indica que esse ‘revival’ não tem a participação oficial da Prefeitura, já que acontece dentro de um hotel.
Mas de qualquer forma irá ajudar a economia da região. Se houvesse um ‘encontro de Águas de Lindóia’ por mês, a municipalidade em geral certamente iria adorar.
Mas eu lhe pergunto, amigo antigomobilista:
- Qual a vantagem em haver dois eventos de repercussão nacional na mesma cidade?
- Será que em termos puramente antigomobilísticos isso soma ou divide?
- Você está disposto a ir duas vezes a Águas de Lindóia expor seu carro ou apenas visitar, num intervalo de menos de três meses, pagando em dobro aqueles valores exorbitantes que a cidade cobra dos turistas?
Mal foi divulgada essa nova versão do Encontro Paulista e o assunto já tem gerado bastante discussão. E pelo jeito ainda vai dar muito ‘pano pra manga’. Penso que todos sairão perdendo!
Essa situação me fez lembrar um ditado dos meus tempos de infância: “Quem foi na roça, perdeu a carroça. Quem foi ao vento, perdeu o assento”.
NOTA EM 16/03: Devido à epidemia de Corona Virus, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos foi adiado para o 2º semestre, ainda sem data marcada
Destaques dos classificados
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
1 Comentário