Processo inventado por Charles Goodyear em 1844 é essencial na fabricação de pneus
Sabe aquela tamanha dedicação a um projeto que lhe faz adormecer de cansaço? Pois é, foi mais ou menos assim que nasceu a vulcanização por meio das mãos de Charles Goodyear. Após um leve descanso, o inventor descobriu que havia deixado por acaso uma mistura de borracha com enxofre exposta ao calor e ao chumbo. O resultado daquilo que poderia ter sido um acidente, foi na verdade a conclusão final da vulcanização, processo que permite que todas as propriedades da borracha sejam otimizadas para a utilização industrial, conferindo maior força de tensão, resistência à dilatação, maior elasticidade e capacidade de adaptação ao clima.
Com isso, há 176 anos, Charles Goodyear, patenteava a revolucionária invenção em 15 de junho de 1844. Antes de chegar ao resultado, Goodyear havia tentado dar mais elasticidade à borracha utilizando talcos e ácidos, mas nenhum dos processos teve êxito. A borracha utilizada no início do Século 18 apresentava dois grandes problemas: por um lado, a dificuldade em trabalhar com a borracha sólida e, por outro, os artefatos se tornavam moles e pegajosos quando submetidos ao calor. Em tempo frio, tornavam-se progressivamente rígidos, até que no rigor do inverno, quase completamente inflexíveis. Ademais, desenvolviam odores desagradáveis após um curto período de tempo.
Para melhorar a borracha e deixá-la propicia a ser usada em diversas finalidades, ela precisava ser vulcanizada. O processo consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, a fim de dar forma e propriedades ao produto.
Charles Goodyear morreu em 1860, mas o processo de vulcanização ainda é utilizado e foi adotado por todas as grandes companhias de borracha e por muitos fabricantes de produtos de borracha. Em homenagem à tamanha invenção, Frank Seiberling, fundador da Goodyear, deu o nome à empresa de “Goodyear Tire & Rubber Company” .
Já o nome ‘vulcanização’ é em homenagem ao Vulcano, o Deus romano do fogo, significando a patente tanto no sentido do calor, como no do enxofre — que é de origem vulcânica — onde ambos estão envolvidos na reação.
Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!