A beleza estonteante de nossa miss 1954 — e suas supostas duas polegadas extras — foram responsáveis pelo apelido dado à caminhonete americana
Perdemos ontem, 5 de julho, a mais famosa Miss Brasil de todos os tempos. Martha Rocha morreu aos 87 anos, em Niterói-RJ, cidade onde vivia em uma casa de repouso há alguns anos.
Baiana de Salvador, ela foi eleita a mais bela do país no primeiro concurso de Miss Brasil, que aconteceu em 1954, no elegante Hotel Quitandinha, em Petrópolis-RJ.
Em junho do mesmo ano, Martha foi para os Estados Unidos concorrer — como franca favorita — ao título de Miss Universo. Mas acabou perdendo a disputa para a candidata ‘da casa’. Diz a lenda que perdeu por ter duas polegadas extras em suas medidas…
Martha Rocha, e sua beleza, ficaram tão famosas na época, que seu nome logo foi emprestado como apelido à nova pick-up americana Chevrolet 3100, cujo lançamento aconteceu em 1955, sucedendo outra versão famosa: a 3100 ‘Boca-de-Sapo’.
A razão do apelido é que quando vista de frente, a nova 3100 possuía um marcante sobressalto em seus paralamas em relação à largura da cabine, que logo foi associado às tais 2 polegadas extras da nossa Miss.
A Chevrolet ‘Martha Rocha’ era fabricada no regime conhecido pela sigla CKD, no qual o veículo vinha desmontado dos Estados Unidos e montados aqui. Foi vendida aqui até meados de 1958, quando foi lançada a primeira caminhonete da General Motors do Brasil: Chevrolet 3100 ‘Brasil’.
Passados mais de 60 anos desde aquele concurso, até hoje a Pick-up Chevrolet 1955/1957 é tratada no Brasil pelos antigomobilistas pela carinhosa alcunha de ‘Martha Rocha’.
Texto, montagem fotográfica e edição: Fernando Barenco
Destaques dos classificados
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
1 Comentário