Além da Volkswagen, com os primeiros Fuscas, várias outras marcas já adotaram no passado as janelas traseiras bi-partidas, as “Split Windows. Conheça algumas
Como noticiamos aqui, a sofisticada casa de leilões RM Sotheby’s acaba de leiloar três sensacionais carros-conceito Alfa Romeo fabricados nos anos 1950. Eles têm em comum, além das linhas aerodinâmicas, o fato de terem as janelas traseiras (ou vigias) divididas, as chamadas “Split Windows”.
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Os vidros bi-partidos entraram em voga em meados dos anos 1930, época em os automóveis mudaram de estilo e perderam aquele ar de “calhambeque”. E foram usados também nos parabrisas, que geralmente tinham as duas partes separadas por um friso. Solução encontrada para moldar o vidro à carroceria, por uma limitação técnica da época: só se fabricavam vidros planos.
Com o avanço na tecnologia da produção de vidros, os carros passaram a adotar vidros curvos. Assim, as Split Windows foram caindo em desuso. Afinal, uma larga coluna separando os vidros traseiros atrapalhava bastante a visibilidade.
A partir dos anos 1950, os vidros bi-partidos passaram a ser meros e raros exercícios de design mesmo — caso desses Alfa Romeos.
Conheça alguns “Split Windows” mundo a fora.
LINHA BUICK 1936/46
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A Buick lançou sua vigia traseira bi-partida em 1936 e a manteve até 1946. Oldsmobile e Pontiac foram outras marcas da Generel Motors a adotar esse design na época.
Destaques dos classificados
CHRYSLER AIRFLOW 1934
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Ele foi um pioneiro por adotar conceitos de aerodinâmica, algo pouco difundido na época. Foi também um dos primeiros Split Window fabricados em grande escala.
LINCOLN ZEPHYR V12 1936/42
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Essa luxuosa linha de modelos do Grupo Ford teve vida breve. Foi fabricada de 1936 a 1942, mantendo a vigia traseira bi-partida até 1940.
LINHA FORD 1936/40
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A Ford manteve sua linha com vidros traseiros divididos entre 1936 e 1940. Os Coupês dessa fase estão entre os modelos preferidos entre os fãs de hot rods.
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TATRA 600 TATRAPAN
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Lançado em 1948, o 600 Tatraplan faz parte de uma linhagem de automóveis aerodinâmicos fabricados na antiga Tchecoslovaquia. Entre suas principais características está o motor boxer de 4 cilindros refrigerado a ar e instalado na traseira (configuração idêntica a dos VWs).
VOLKSWAGEN 1948/1953
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Esse é sem dúvida o mais conhecido Split Window aqui no Brasil, embora tenha sido fabricado na Alemanha. Os primeiros Fuscas importados para cá foram os Split Windows, em 1950. O modelo manteve esse modelo de vigia traseira até 1953.
CHEVROLET CORVETTE 1963
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Esse esportivo americano só foi fabricado com Split Windows neste ano. É que o estilo foi muito criticado pela falta de visibilidade. Hoje é uma das mais valorizadas versões do Corvette.
VOLVO PV 444
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Um dos maiores sucessos da sueca Volvo em todos os tempos, o PV444 (e sua variante 544) manteve vidros traseiros bi-partidos em seus primeiros anos de produção. Foi fabricado de 1945 a 1966 e se notabilizou por suas vitórias em rallys.
FIAT 508 CS BALILLA BERLINETTA 1935
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Versão de competição do 508. Foram fabricados apenas 11 exemplares. Um deles, que participou da Mille Miglia de 1936 foi vendido em 2018 por € 381 mil.
LANCIA APRILIA 1937/49
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Esse modelo compacto da marca italiana lançado em 1937 tinha ótimo desempenho, graças a seus cerca de 800 quilos, e a suspensão traseira independente, uma novidade na época. Foi fabricado até 1949, tendo tido a produção interrompida durante a II Guerra Mundial.
DE TOMASO MANGUSTA
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O Mangusta foi o segundo lançamento da De Tomaso e fabricado de 1967 a 1971. Como você pode notar, suas Split Windows têm configuração bastante diferente dos demais modelos citados aqui. Elas compõem as portas em asa de gaivota que cobrem o motor e o compartimento de bagagem.
Texto e edição: Fernando Barenco
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