Versões esportivas de carros nacionais
Anos 1980 e 90
A primeira versão esportiva do VW Gol foi o GT. Foi lançado em 1986 e chamou a atenção do público jovem. Seu motor era o AP 1.8
VW GOL GT/GTS/GTI
Em 1987, junto com a primeira reestilização do Gol, chega a versão GTS. O motor era o mesmo 1.8, agora disponível apenas a álcool
1988. Nasce o Gol GTi 2.0, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível. Hoje, seu valor pode ultrapassar os R$ 100 mil
Com o Gol 2ª Geração, chega ao mercado em 1995 a versão “Bolinha” do GTi, COM o famoso calombo no capô, para acomodar o motor
Houve ainda o GTi 2.0 16V de 3ª Geração, em 1999 e 2000. Foi o mais potente, mas não tinha apelo esportivo
Lançado em 1983 com motor 1.6, o GTS ganhou no ano seguinte o “sobrenome” Pointer e um motor mais potente: o 1.8 do Gol GT
VW PASSAT GTS POINTER
Apresentado em 1983 — junto com a Linha Escort — o XR3 brasileiro era igual ao europeu. O motor era o 1.6 de 83cv e o visual bem esportivo
FORD ESCORT XR3
A versão Cabriolet chegou ao mercado dois anos depois. A mecânica era a mesma. A carroceria era produzida pela Karmann Ghia e sua traseira tinha design único
Em 1987 uma leve reestilização. Dois anos depois o XR3 ganha motor mais potente: o AP 1.8, graças à parceria Ford/VW, que criou a Autolatina
A Segunda Geração de fato foi a que nasceu em 1992 e apelidada de “Escort Sapo”, por causa das linhas arredondadas. O XR3 ficou ainda mais potente com o 2.0i. Saiu de linha em 1996
O Kadett GSi nasceu em 1989 como GS, pois ainda não contava com injeção de combustível, que surgiu 2 anos depois. Em ambas as fases, o motor era 2.0. Na segunda ganhou painel digital
CHEVROLET KADETT GSI
A versão Conversível tinha a assinatura do Studio Bertone e era finalizado na Itália levando meses para ficar pronto. Um dos nacionais mais caros da época
O Kadett GSi saiu de cena em 1994. Em seu lugar foi lançado um inexpressivo Kadett Sport, que não obteve nenhum sucesso
A primeira versão esportiva do Uno, a 1.5R surgiu em 1987. Seu motor tinha 86cv contra os 58cv dos demais Unos. Destaque para os bancos xadrez e cintos de segurança vermelhos
FIAT UNO 1.5R/1.6R
Em 1990 o Uno esportivo virou 1.6R, mas continuou carburado. A frente ganhou o novo visual. A injeção eletrônica só chegou em 1993
O Turbo tinha o visual mais arrojado entre as versões esportivas do Uno. E era o mais potente também: 116cv graças ao motor italiano 1.4 turbo. Foi produzido até 1996. Hoje é raríssimo
FIAT UNO TURBO
Lançado em 1986 com motor 1.8, mas logo passou para 2.0. Disponível só na versão Hatch. Foi descontinuado em 1989
CHEVROLET MONZA S/R
Mais discreto que o Gol GTS, dividia com ele o motor AP 1.8 carburado e vários detalhes, como os bancos Recaro . Foi fabricado de 1993 a 1995
VW VOYAGE SPORT
Outro VW em versão esportiva é a SW Quantum Sport. Teve produção de apenas 4.500 unidades, entre 1989 e 1999. Disponível só nas cores branca, vermelha e preta. Motor AP 2.0
VW QUANTUM SPORT
Raro e pouco conhecido, o Corsa GSi foi produzido em 1995 e 1996. Por fora era quase igual ao Corsa padrão. Muito rápido, tinha motor 1.6 16V importado da Hungria
CHEVROLET CORSA GSI