Repórter Maxicar

Jaguar comemora 60 anos do E-Type, restaurando 12 exemplares do icônico esportivo

Jaguar E-Type 60 anos

São seis Coupês e seis Conversíveis, a serem vendidos aos pares

Em março de 1961 a Jaguar apresentava um dos mais icônicos modelos da marca (e da história do automóvel!) de todos os tempos: o sensacional esportivo E-Type. Ele foi mostrado pela primeira vez em Genebra, na Suíça, na versão Coupê. E reza a lenda que o frisson foi tão grande, que a Jaguar decidiu levar às presas o Conversível da Inglaterra para a Suíça, a tempo de poder mostrá-lo também. Para isso, o engenheiro da Jaguar Norman Dewis teve que viajar a noite toda.

Seis décadas depois, a Jaguar Classics restaura e vende uma dúzia de E-Types 3.8 Série I fabricados nos anos 1960 — seis Coupês e seis Conversíveis — que estão sendo postos à venda agora, quando o modelo comemora os seus 60 anos. Aliás a Jaguar Classics já está aceitando encomendas através de um formulário em seu site.

Jaguar E-Type 60 anos
Apresentação do E-Type. Suiça, 1961

As cores do Jaguar E-Type de 1961

A série especial foi batizada de E-Type 60 Edition. Os carros serão restaurados e personalizados pela equipe da Jaguar Land Rover Classic Works, em suas instalações de Warwickshire.

Todos os Coupês serão pintados na cor  ‘Opalescent Gunmetal Grey’, o mesmo tom de cinza do mostrado na Suíça em 1961. Pelo mesmo motivo, os seis Conversíveis terão como cor o verde ‘British Racing Green’. Além disso, os carros têm as mesmas especificações dos exemplares do lançamento, não sendo esquecida nem a inscrição ‘9600 HP’ nos Coupês e ‘77 RW’ nos Conversíveis.

Jaguar E-Type 60 anos

O mais belo do mundo

Também chamado de XK-E, o Jaguar E-Type foi o primeiro colocado na lista dos 100 carros mais bonitos de todos os tempos, do conceituado jornal britânico Daily Telegraph em 2008. Já teve como felizes proprietários figuras como Steve McQueen, Brigitte Bardot, Frank Sinatra, George Harrison e Tony Curtis. E até mesmo o Comendador Enzo Ferrari suspirou por ele.

“O Jaguar E-Type é tão extraordinário hoje como o foi na sua apresentação em 1961. Graças ao  seu avançado nível de design e engenharia, sentimos a mesma paixão ao admirá-lo quase 60 anos depois” , comentou Dan Pink, Diretor da Jaguar Classic.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Jaguar Classic

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados