Empresa sueca fundada em 1927, a Volvo está sempre um passo à frente quando se trata de segurança no trânsito. Conheça alguns de seus dispositivos
Em um de seus mais recentes comerciais de TV, o do SUV XC40, a Volvo destaca seu detector de ciclistas, que alerta o motorista e freia o veículo, caso o motorista não faça isso. Mas não é de hoje que essa tradicional fabricante sueca de automóveis é pioneira e inovadora quando o assunto é segurança veicular. “Nosso objetivo é que ninguém seja gravemente ferido ou morto em um carro Volvo”, diz a empresa em seu site.
“Carros são conduzidos por pessoas. Portanto, o princípio por trás de tudo o que fazemos na Volvo é — e deve continuar sendo— a segurança.”
Gustaf Larson, cofundador da Volvo
Desde 1927
De fato, desde a sua fundação em 1927, a Volvo vem trabalhando constantemente em novas tecnologias para proteger seus clientes. E adotou essa filosofia muito antes de haver legislações específicas sobre isso.
E ao longo desses quase 100 anos a Volvo foi a responsável pela criação de diversos itens de segurança automotiva que se tornaram padrão no mundo todo até hoje. É o caso do cinto de segurança de três pontos e a cadeirinha infantil que fica de costas.
Carros empilhados
Em 1971, por exemplo, para provar que seus modelos as Série 140 tinham tetos realmente resistentes em caso de capotamento, a Volvo criou uma campanha publicitária onde empilhava sete carros. O desempenho dos 140 não era lá essas coisas, mas eram cheios de recursos inovadores de segurança, que conquistaram o mercado americano: inéditos freios de duplo circuito e a disco nas quatro rodas, zonas de amortecimento da dianteira e traseira, e interior bastante acolchoado e sem protuberâncias.
Confira algumas das mais importantes tecnologias adotadas pela Volvo ao longo dos anos
Nils Bohlin inventou o cinto de três pontos, que foi adotado no PV544. Seu antecessor, o PV444, inaugurou o vidro laminado
1947 – Para-brisa laminado, adotado pela primeira vez no longevo PV444, e utilizado até hoje.
1959 – Cintos de segurança de três pontos, criado pelo engenheiro Nils Bohlin e utilizado no Volvo PV544. Estima-se que esse equipamento de segurança já tenha salvado mais de um milhão de vidas.
Destaques dos classificados
1966 – Travas de segurança nas portas e parte cima do painel acolchoada, itens adotados no Amazon, modelo de grande sucesso lançado em 1956.
A volvo sempre priorizou a segurança das crianças
1972 – Cadeirinha infantil virada de costas. A ideia foi inspirada nos primeiros voos espaciais, com os astronautas deitados de costas durante o lançamento, para que houvesse uma melhor distribuição de peso.
1974 – Coluna de direção com absorção de impacto, que se retrai em caso de acidente frontal.
1978 – Almofada elevatória para crianças maiores, que colocadas no banco traseiro e usadas junto com o cinto, traziam mais conforto e segurança. Em 1990, a almofada foi aprimorada, passando a ser integrada ao banco traseiro.
Sistema de segurança contra impactos laterais, bancos que evitam o “efeito chicote” e air bags lateral em cortina
1991 – Sistema de segurança de impacto lateral, composto de uma forte estrutura e ao mesmo tempo absorvente de energia, travessas no piso e bancos reforçados.
1998 – Bancos dianteiros com sistema de proteção Whisphash, que absorve a energia na parte traseira e atenua os impactos, graças a um assento inteligente e seu design de encosto de cabeça. Isso minimiza o chamado “efeito chicote”, responsável por lesões na coluna.
1998 – O airbag foi inventado nos EUA e utilizado pela primeira vez na linha Oldsmobile de 1973. Mas em 1998 a Volvo desenvolveu um sistema de cortina inflável. O airbag fica no forro do teto ajuda a proteger a cabeça do ocupante durante um impacto lateral ou capotamento, protegendo os ocupantes dos bancos direitos e traseiro.
2002 – Sistema de proteção contra capotamento, que atua em duas frentes. O primeiro melhorou a estabilidade do veículo e o segundo aperfeiçoou o design e a estrutura da carroceria, para proteger melhor os ocupantes, caso o capotamento seja inevitável.
2003 – Sistema de aviso de ponto cego, que alerta o motorista em ultrapassagens e mudanças de faixa, através do uso de câmeras. Quando um carro entra na área do ponto cego, uma luz de aviso acende perto do espelho retrovisor, dando ao motorista mais tempo para reagir.
2007 – Driver Alert Control, um sistema de detecção de sonolência, que alerta o motorista quando percebe que ele está ficando cansado.
Detecção de ponto cego, detector de pedestres e Slyppery Road Alert são alguns dos mais modernos dispositivos de segurança da Volvo
2008 – Sistema City Save que freia o carro, caso ele se aproxime perigosamente do veículo da frente ou outro obstáculo. Recurso muito usado atualmente.
2010 – Sistema de detecção de pedestres, que é o precursor daquele detector de ciclistas do comercial comentado acima.
2012 – Airbag de pedestres, instalado na frente do carro, protegendo a vítima em caso de colisão.
2016 – Slippery Road Alert e Hazard Light Alert. Novo de sistema de segurança rodoviária. Usa a “nuvem” para compartilhar dados entre os veículos, alertando sobre estradas escorregadias à frente ou veículos que ativaram suas luzes de emergência, ajudando a fornecer ao motorista tempo suficiente para reduzir a velocidade.
2018 – Com o Care Key, os proprietários de automóveis Volvo podem limitar a velocidade do carro ao emprestá-lo a um parente mais jovem ou a um motorista menos experiente, para garantir uma viagem mais segura.
2020 – Para reduzir o número de acidentes, a Volvo limitou em 180km/h a velocidade máxima de seus veículos, independentemente da potência.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Divulgação Volvo
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