Ele já serviu ao presidente da Coca-Cola e a artistas como Clark Gable e Greta Garbo. Agora esses dois exemplares Conversíveis irão a leilão e serão vendidos por alguns milhões de dólares
A Duesenberg nasceu como uma fábrica de carros esportivos em Des Moines, no estado do Iowa. Foi fundada pelos irmão Frederick e August Duesenberg e fez muito sucesso nas pistas, tendo inclusive vencido por quatro vezes as 500 Milhas de Indianapolis.
Em 1925, a empresa foi comprada pelo magnata Errett Lobban Cord — dono das marcas Cord e Alburn — e logo mudou-se para Alburn, Indiana, passando a produzir alguns dos melhores, mais luxuosos e naturalmente mais caros automóveis americanos de sua época, rivalizando com marcas europeias.
Astros de cinema como Gary Cooper, Rodolpho Valentino, Clark Gable e Greta Garbo podiam ser vistos se exibindo em seus ‘Duesys’ — como eram apelidados — por paragens hollywoodianas.
A falência da Duesenberg em 1937
Mas os anos 1930 foram difíceis para os americanos, reflexo da Grande Depressão de 1929. Não havia mercado para esse tipo de automóvel e a Duesenberg acabou fechando as portas em 1937.
Atualmente os Duesenberg são cobiçados pelos mais abastados colecionadores de carros clássicos pré 2º Guerra Mundial do todo o mundo. E os valores em leilões batem recordes seguidamente.
E certamente não será diferente com esses dois especialíssimos exemplares do mais famoso e último modelo da marca, o ‘J’, que estarão entre as principais atrações de um leilão realizado pela Mecum Auctions, que acontecerá em Indianapolis entre os dias 14 e 22 do mês que vem.
Duesenberg Modelo J
O primeiro é um Modelo J Conversível Berline, com carroceria Rollston. Na época, carros de marcas de prestígio como os Duesenberg geralmente recebiam carrocerias especiais, criadas por diversas “encarroçadoras” independentes. A fabricante entregava ao cliente apenas o chassi, a mecânica e alguns detalhes de acabamento, como parachoques e grade do radiador. Todo o restante do design ficava por conta da encarroçadora. No caso dos Duesenberg Modelo J, grande parte dos 480 exemplares foram produzidos desta forma.
Destaques dos classificados
Fabricado em 1936, este enorme e luxuosíssimo automóvel preto com interior caramelo, ostenta a última carroceria Rollston (a empresa faliu em 1938) sobre um chassi longo de entreeixos de 153,5 polegadas (3,90 m). Foi exibido no Salão do Automóvel de Nova York daquele ano e comprado pelo então presidente da Coca-Cola, Conkey Whitehead, que pagou por ele a fortuna de US$ 17 mil. Para se ter uma ideia, naquela época um trabalhador americano médio ganhava por volta de US$ 2.500 por ano. Seu motor é o famoso Straight 420 de 8 cilindros em linha de 265hp com câmbio de três marchas.
Turbocompressor e 320hp
O segundo Duesenberg a ser leiloado não é menos impressionante. Com carroceria e interior num tom de vermelho vinho, é um Modelo SJ Conversível Victoria 1930. SJ porque seu motor Straight de 8 em linha é equipado com turbocompressor, o que eleva sua potência para 320hp.
Foi comprado zero km pelo famoso músico de “big bands” Paul Whiteman. Sua carroceria original foi fornecida por outra encarroçadora, a Le Baron, mas foi substituída pela atual Rollston quando o carro era ainda semi-novo, em 1935. Seu chassi tem entreeixos um pouco mais curto que o do carro preto: 143,5 polegadas (3,65 m).
Ambos são igualmente incríveis e possuem os característicos para-choques dianteiros apelidados de “gravata borboleta”. E ambos certamente serão vendidos por valores na casa dos milhões de dólares. A conferir.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Auctions
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