São mais de 13 minutos de um hipnotizante abrir e fechar, acender e apagar de faróis. Carros das mais diversas nacionalidades, estilos e épocas
Durante muitos anos — principalmente entre as décadas de 1960 e 1990 — os faróis escamoteáveis foram um forte apelo estilístico e aerodinâmico, equipando automóveis mais caros, principalmente os modelos esportivos.
O primeiro automóvel a usar esse recurso foi o americano Cord 810/812 em 1936 (isso mesmo!), que funcionava através de um sistema de manivela no painel. Ele aparece aos 7:50 minutos deste video.
Em 1941 a Chrysler apresentou o carro-conceito Thunderbold Le Baron, que também tinha faróis escamoteáveis. Dez anos depois foi a vez da General Motors, com seu conceito LeSabre XP-8.
No Brasil os foras-de-série Corona Dardo e quase todos os modelos Miura (exceto o Kabrio), eram equipados com eles.
Hoje, infelizmente o farol escamoteável caiu em desuso, já que o espaço destinado a ele e à sua parafernália elétrica pode ser melhor aproveitado com sistemas de segurança e absorção de impacto.
Mas os faróis escamoteáveis não perderam o seu charme, longe disso! É sempre fascinante ver a mágica acontecer. Se você tem agora 13 minutos disponíveis, enjoy!
No entanto, se você é um verdadeiro fanático pelos faróis escamoteáveis e ainda assim não ficar satisfeito, vai encontrar no Youtube a segunda parte desse tributo, com mais 17 minutos.
Veja também
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!