O inusitado protótipo Glöckler Porsche 356 Carrera 1954 foi criado para disputar a Mille Miglia italiana, mas isso acabou não acontecendo
Nos anos 1950, Walter Glöckler era um revendedor da Volkswagen e da Porsche em Frankfurt, Alemanha. Mas o agora comerciante tinha um passado nas pistas de motocicletas. Então a velocidade continuava correndo em suas veias. Sua história como construtor de carros de corrida começou no final da década anterior. Em parceria com um amigo engenheiro começou a fazer experimentos baseados em conjuntos chassi/mecânica Porsche.
Esse Glöckler Porsche 356 Carrera 1954 foi seu sexto e último projeto. Nele foi utilizado o chassi Pré-A 356 1954, número 12213, que ele comprou diretamente da Porsche. Este inusitado Coupê de alumínio, com três faróis, portas que avançam sobre o teto e um leve rabo-de-peixe, foi concebido para disputar a famosa corrida italiana Mille Miglia edição 1954.
Mas infelizmente o carro não ficou pronto a tempo. Então, Glöckler teve que se contentar com o rali Liège-Roma-Liège. Aquela seria sua única corrida. O Glöckler Porsche 356 até terminou a prova, mas não chegou ao pódio.
Idas e vindas
Depois de passar uma pequena temporada na sede da Porsche, o carro embarcou para os Estados Unidos, indo parar nas mãos do colecionador Tom Shipman, com o qual ficou até meados do anos 1970. Depois foi vendido para o famoso “acumulador” de carros Rudi Klein, de Los Angeles.
Em 1993, o Glöckler Porsche 356 voltou à sua terra natal, pelas mãos de um funcionário da Lufthansa chamado Hans Heffels. Ele pretendia restaurar o carro por completo, mas o serviço não passou da fase de desmontagem e o carro permaneceu assim por quase dez anos. Finalmente a restauração foi concluída quando o carro foi comprado por um colecionador de Porsches. Por fim, o bólido encontrou seu atual proprietário em 2016.
Em algum momento do início de sua história, o Glöckler Porsche 356 teve seu motor original substituído por outro boxer, um 1.500 de dupla carburação, cujo doador foi um Porsche 550 Spider.
Agora, ele está de volta ao Estados Unidos, onde será vendido pela RM Sotheby’s, em leilão que acontece entre os dias 12 e 14 de agosto, em Monterey, na Califórnia. Ele estará entre os nada menos que 161 lotes, repletos de superesportivos e modelos de corrida.
Destaques dos classificados
Texto: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!