Clássicos em video

Coleção RNS: um belo acervo de automóveis no interior catarinense

Colecionador de Videira que morreu em 2014, Rubi Skalee comprou e restaurou veículos por mais de meio século

Quando morreu, em 2014, Rubi Skalee, deixou como legado para sua família uma bela coleção de automóveis em Videira, cidade de 53 mil habitantes no interior de Santa Catarina.

Muitas vezes, a família não tem o mesmo interesse e sentimento em relação aos carros antigos e acabam se desfazendo deles. Mas felizmente não foi o que aconteceu neste caso. A família de Rubi não só manteve toda a coleção, como inaugurou em 2016 um espaço especial só para ela: a Coleção Rubi Nelson Skalee, ou simplesmente Coleção RNS.

São mais de cinquenta veículos, entre nacionais e importados, sendo o mais antigo um Ford Modelo T de 1925. Mas o primeiro carro comprado para a coleção foi outro Ford: um Modelo A 1929, adquirido em 1975. A partir de então Rubi comprou e restaurou um ou dois carros antigos por ano.

A coleção é bem eclética. Entre os brasileiros, a preferência pelos Volkswagens. Há também motocicletas e até tratores.

Por se tratar de uma coleção particular e não um museu, a Coleção RNS não é aberta ao público. Mas as pessoas interessadas em visitá-la, podem agendar com a Secretária de Turismo e Cultura de Videira.

Em 2016 — quando a Coleção RNS foi inaugurada — publicamos uma reportagem assinada pelo jornalista local Edelcio Lopes. Mas a reportagem e entrevista havia sido feita com o próprio Rubi, pouco antes de sua morte. Nela ele conta detalhes e fatos curiosos a respeito dos carros antigos que preservou ao longo de cinquenta anos. A matéria traz mais detalhes para esse video do Portal RBV notícias.


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados