Primeiro sedã pequeno esportivo da marca foi lançado no Salão de Frankfurt de 1961. Modelo criou o segmento de sedãs de entrada com veia esportiva
Uma nova classe. Assim surgiu há 60 anos o BMW 1500 New Class, modelo que foi lançado no IAA de 1961. O salão internacional de Frankfurt parou para ver o novo sedã do BMW Group. O tempo de espera para ver e entrar no carro por um minuto que fosse chegava a meia hora. Nem mesmo o lindo BMW 3200 CS Coupé de oito cilindros conseguiu chamar tanta atenção.
O BMW 1500 representou uma nova era para o fabricante: a dos sedãs médios esportivos. Até então a marca não tinha um carro que ficasse no meio termo entre os seus modelos de acesso e os de luxo. O nome New Class não poderia ter sido mais bem escolhido. Não demorou muito para o modelo se tornar sonho da nova classe média alemã.
Ser funcional, confiável e esportivo ao mesmo tempo era uma combinação inédita no mercado. O BMW 1500 oferecia espaço interno amplo, porta-malas capaz de levar 600 litros e tudo nele era pensado para ser prático, do painel criado para não causar reflexos no para-brisa aos instrumentos redondos de fácil leitura.
BMW New Class – Puro Prazer de Dirigir
Contudo, o mais interessante não era apenas a praticidade. O Puro Prazer de Dirigir acessível era o principal argumento de sedução do BMW 1500. O desempenho o destacava diante dos rivais desatualizados dos anos 1960. O motor 1,5l dava o nome ao carro e rendia 75cv originalmente, mas a potência foi ampliada a 80cv no modelo de produção após a taxa de compressão ter sido elevada. O torque de 117 Nm estava disponível quase que por inteiro a partir de 1.400 rpm, o que transformava o quatro cilindros em um propulsor tão gostoso em baixas rotações quanto era em altas. A cavalaria levava os 950 kg do BMW New Class de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e a velocidade máxima chegava a 150 km/h. Resultados muito bons para um modelo familiar naquela época.
De tão reforçado, esse bloco de motor prestaria bons serviços não apenas nos carros de passeio da marca. O quatro cilindros serviu de base para várias aplicações de pista de corrida, entre elas, o 1.5 turbo usado na Fórmula 1 da Brabham BMW dos anos 1980. Foi com esse propulsor de mais de 800cv que Nelson Piquet ganhou o campeonato de F1 de 1983.
Puro Prazer de Dirigir era com o BMW 1500. A tração era traseira e o câmbio era sincronizado de quatro marchas, com trocas precisas. Independente nas quatro rodas, a suspensão era McPherson na dianteira e braços oscilantes sobre eixo rígido e molas helicoidais na traseira. A afinação era esportiva, com pequena inclinação da carroceria e comportamento dinâmico neutro.
De proporções elegantes e com três volumes bem definidos, o desenho até hoje tem a capacidade de atração que somente os carros realmente clássicos têm. Pudera, ele foi criado pela equipe do estilista chefe da BMW, ninguém menos que o próprio Wilhelm Hofmeister, com a consultoria do designer Giovanni Michelotti. O resultado foi uma mistura do estilo italiano com a precisão germânica em cada detalhe. As linhas eram limpas e modernas, com grade discreta ao estilo do BMW 507, enquanto a traseira se destacava pelas lanternas verticais integradas ao conjunto.
Grade horizontal
Há uma bela curiosidade sobre o desenho. Herbert Quandt, o principal acionista da BMW, foi um dos responsáveis por vários retoques no design. Após ver o protótipo, o executivo reclamou que a grade de duplo rim cercada apenas por metal deixava a dianteira muito simples. A pedido dele, os designers colocaram o clássico duplo rim no centro, mas com uma grade horizontal que engloba também os faróis, enquanto os piscas ficavam nas laterais. Um estilo que perdurou décadas no BMW Group.
Destaques dos classificados
A combinação de grade horizontal com duplo rim e faróis redondos não foi a única herança de estilo que o BMW 1500 deixou para os futuros carros da marca. O sedã estreou um detalhe que está em todos BMW até hoje: a famosa coluna traseira Hofmeister na junção com a carroceria. A base da coluna era mais grossa e vinha acompanhada de uma pequena torção que fugia da mesmice e, de quebra, aumentava a rigidez em uma parte sensível de qualquer estrutura. O BMW New Class 1500 trouxe todo o aprendizado da fabricante no que diz respeito à resistência torsional. De tão rígido, o modelo estava ansioso para receber motores mais fortes.
1800 Ti
Foi o que aconteceu em 1963, quando surgiu o BMW 1800 TI. As duas últimas letras significam Turismo Internazionale, uma veia de competição que combinava com o novo motor 1,8l de 110cv. O câmbio de quatro marchas tinha relações curtas para ajudar o sedã a ir de zero a 100 km/h em 11 segundos.
O BMW New Class ainda receberia um motor 1.6 de 83cv, uma forma de adequar o modelo a todos os públicos, seja alguém interessado em desempenho esportivo ou agilidade e praticidade no dia a dia. Independentemente da versão, uma coisa liga todos os carros da linha New Class: o Puro Prazer de Dirigir.
Texto e fotos: Comunicação Corporativa – BMW Group Brasil
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