A primeira série especial a gente nunca esquece!
Entre os destaques do mês, um VW 1300 Série Prata — a primeira série especial do Fusca no Brasil — e uma marca de buggy pouco conhecida no sul e sudeste
Em 1980 a Volkswagen lançava a primeira série especial do Fusca no Brasil. O Série Prata, além obviamente de ser pintado exclusivamente na cor prata (Continental), tinha acabamento muito caprichado: vidros verdes, parachoques na cor do carro com borrachões de proteção, lanternas traseiras vermelhas, tampa do motor com ventilação e um destacado emblema adesivado onde se lia “S Prata”. O interior também era diferenciado: bancos com exclusivíssima padronagem clássica chamada “Pied-de-Poule” (pé de galinha, em francês), forros de porta com detalhe no mesmo carpeta do assoalho, volante espumado com o nome da série e tampa do porta-luvas e grade do autofalante em prata. Algumas fontes dizem que foram fabricados 100 exemplares, outras 200. Não sabemos ao certo.
Mas é fato que restaram poucos para contar essa história e um deles foi um dos destaques desse encontro mensal do VW Clube RJ, que aconteceu no dia 03 de outubro, no Shopping Boulevard.
Muito bem conservado, o carro tem os bancos forrados por plástico transparente por seu zeloso proprietário. É que esse tecido de padrão francês simplesmente não existe mais. Se estragar, ba-bau!
Diretamente do Rio Grande do Norte
Outro carro que se sobressaiu foi buggy Selvagem 1987, de Alexandre Thomaz, morador de Niterói-RJ. Fabricado em Parnamirim-RN, ele é muito conceituado pela qualidade da fabricação, com chassi e mecânica zero km, que eram fornecidos pela própria VW. É muito utilizado nos passeios em dunas e praias do Nordeste. Mas é pouco conhecido no resto do Brasil. A Selvagem Indústria & Comércio começou suas atividades em 1973 e continua fabricando seus buggys até hoje. Atualmente o chassi é próprio, com assoalho em alumínio, e a mecânica é VW 1.4 refrigerada a água. O motor permanece na traseira.
Thomaz e o Selvagem
Merecem registro também as presenças no encontro dos especialistas Fritz, da Fritz Capotaria, do Rio e de Marcelo Goulart, da MG Car Custom, de Campinas, SP.
Para encerrar, como estamos chegando no Dia das Crianças, não podemos deixar de registrar a presença dessa encantadora “laferista-mirim”, neta do vovô coruja Celso Pinheiro, do Old Car Association – OCA.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Organização do evento
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!