Ali funcionou a famosa pista no teto da fábrica, onde os carros recém-fabricados eram testados, agora batizada de “La Pista 500”. Inauguração do museu teve participação de Bono Vox
A Casa 500 em Lingotto – Turim, é um novo espaço de exposição que faz parte do complexo museológico da Pinacoteca Agnelli. Um itinerário imersivo que cobre mais de 700 m², e que atua sobre as memórias, emoções e sonhos para reconstituir a cultura e a história de um país e de uma cidade, entrelaçada com a história do Fiat 500. Muito mais do que um museu do automóvel, a Casa 500 conta o futuro da marca Fiat, partindo das suas raízes, aquelas que são de fato a inspiração para o futuro. O fio comum é a metamorfose do Fiat 500 ao longo das suas três gerações, um modelo que fez história na indústria automotiva e que sempre inspirou novas formas de pensar e viver. Um ícone do nosso tempo cuja evolução transmite a cultura de um país e a história da sua cidade.
Inauguração teve presença de Bono Vox (c)
Na cerimônia de inauguração da Casa 500 e La Pista 500 participaram John Elkann, Chairman da Stellantis; Ginevra Elkann, Chairwoman da Pinacoteca Agnelli; e Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis, que também contou com presença de Bono Vox, vocalista do U2 e co-fundador da (RED), no anúncio da parceria que revelou o Novo 500 (RED).
Localizada no 4º andar da Pinacoteca Agnelli e com vista direta para a pista de Lingotto, a Casa 500 é um espaço de exposição aberto, banhado em luz e ligado à pista nos seus quatro lados pelas suas grandes janelas. A Casa 500 é também um local onde o respeito pelo ambiente é o mantra que inspirou a criação de todos os espaços e materiais escolhidos para as instalações e que seguem o princípio resumido no conceito de “Reutilizar, Reduzir, Reciclar”: madeira reciclada para as mesas, plataformas e portas; painéis que absorvem os componentes voláteis do ar; mobiliário reutilizado ou produtos com plásticos recuperados do mar, como os bancos traseiros com fio Seaqual®; e tintas antibacterianas amigas do ambiente. A exposição Casa 500 é apresentada em torno de uma árvore central altamente simbólica, também feita de madeira reciclada. Uma árvore que representa a continuidade da história, entre as raízes – o passado – e o futuro. Ao pé da árvore, a maquete do lendário Fiat 500 de 1957 e um Novo 500 (RED), a mais recente membro da gama do Novo 500.
A exposição está dividida em oito áreas temáticas
O Museu Casa 500 é dividido em oito temas
Estas começam com o tema Legacy, um espaço imersivo de fotografias e vídeos, onde os visitantes são conduzidos de volta ao início da viagem, em 1957: o futuro está à mão e o mundo está lá para ser conquistado a bordo das três gerações do 500, criadas com o engenho e a paixão de talentos visionários.
Segue-se a área Made of Italy, não apenas uma coleção de objetos, mas uma afirmação de estilo. Doze produtos industriais que, tal como o 500, se afirmaram graças ao seu design Italiano que combinou beleza com funcionalidade. Uma viagem pelo tempo e pela criatividade são objetos da vida cotidiana que se tornaram ícones no inconsciente coletivo, inspirando formas de pensar e de viver. Nesta área, eles estão divididos em três espaços: Boom, Ego e Ethical.
A área Social Relevance cobre a história empolgante do 500, tal como contada nas três áreas anteriores: Boom, o crescimento econômico do pós-guerra que impulsionou o consumo em massa; Ego, o 500 de 2007, o grande nome do novo milénio digital, graças às suas infinitas opções de personalização; Ethical, o futuro a partir de 2020, com o Novo 500 totalmente elétrico a levar todos para a próxima era de mobilidade.
Destaques dos classificados
Passado e presente no novo museu da Fiat
Pensada para os fãs da história da comunicação encontra-se a imperdível área Poster Collection, com 12 cartazes e imagens publicitárias do primeiro 500, um ícone da democratização dos automóveis na Itália. As imagens reproduzidas respiram a atmosfera positiva desses anos, com as famílias no seu tempo livre e no seu dia a dia. Com muitas mulheres ao volante, o pequeno carro torna-se, igualmente, o símbolo da emancipação da mulher, bem como um sinônimo de liberdade e mobilidade democrática.
3 Generations é a área de comparação. Duas inestimáveis cápsulas de tempo que contam a história visual da evolução do 500 e das suas três encarnações. Uma evolução, das três gerações do 500, que se manteve sempre fiel a si mesmo, sem nunca perder o carisma da modernidade. As pa(RED)es incluem uma exposição de um corte transversal da carroceria de um modelo real de 1957. Ao seu lado estão alguns componentes do 500 de 2007: rodas, faróis dianteiros e traseiros, volante, painel de instrumentos e espelho.
Componentes industriais, partes do singular 500, mas agora imediatamente reconhecíveis pelo seu design, funcionalidade e integração. Mais adiante, os mesmos componentes, mas desta vez retirados do Novo 500 elétrico, de 2020: inovação, funcionalidade, design e tecnologia, tudo de acordo com o caráter do veículo.
Dois clusters multimídia compõem o Digital Counter. Uma área interativa com o portfólio de um ícone contemporâneo: entrevistas, materiais de comunicação, eventos e prêmios, fazendo do Fiat 500 uma estrela internacional.
Por último, mas não menos importante, a área Foreseeing the Future. Nela está retratada a história do passado, presente e futuro, contra o pano de fundo de Lingotto, cujo rosto mudou radicalmente várias vezes. Originalmente uma fábrica de automóveis, depois inevitavelmente com acesso limitado, uma fábrica onde o trabalho manual era o foco da sua existência. Seguida nos anos 90 pelo primeiro grande passo, de um local “inacessível” que guardava os seus seg(RED)os industriais, para um de encontros sociais, um centro comercial multifuncional. E agora uma nova transformação, um espaço museológico e ecológico centrado na nova mobilidade sustentável, aberto ao público e concebido para a comunidade.
La Pista 500, o maior jardim suspenso da Europa
A famosa pista virou um jardim
Uma sucessão de flores e cores de acordo com as estações do ano, luz e sombra, espaços cheios e vazios, aromas infundidos no ar. O suntuoso jardim La Pista 500 é tudo isto, criado onde os carros produzidos na fábrica de Lingotto foram outrora testados.
O jardim é uma grande injeção da natureza na cidade, um exemplo de arquitetura verde construída num edifício simbólico para Turim e na sua história, agora aberto a todos os seus cidadãos, como uma fuga da metrópole que os rodeia. La Pista 500 foi criado como um espaço para todos.
O projeto desenvolve-se ao longo de todo o anel de 1,2 km, mas não se satisfaz com a mera criação de um jardim a 28 metros de altura. De fato, a história do local é retrabalhada: a pista do passado foi agora revitalizada, exclusivamente para veículos movidos a eletricidade, bem como para bicicletas e scooters. É única no seu estilo.
Na pista no teto da fábrica a Fiat testava seus carros
Concebida em áreas temáticas tal como os jardins Baroque, esta versão moderna propõe novos espaços, cada um diferente do seguinte: desde a meditação e o yoga, uma pista de corrida e uma área de fitness, a infografias sobre a paisagem e monumentos da cidade, e espaços de arte partilhada com a Pinacoteca Agnelli. Atualmente em exposição, nesta última está uma antevisão de 9 esculturas de grande dimensão de alguns dos maiores escultores do século 20, como amostra para a exposição temporária “The Maeght Foundation: a studio in the open air”, na Pinacoteca Agnelli a partir de 15 de outubro.
O espaço conta com cinco áreas temáticas, divididas, por sua vez, por espécies botânicas nativas: “hazelnut grove”, “educational and dye plants”, “kitchen garden”, “herbaceous borders” e “meditation”.
O jardim em detalhes
Ao longo da antiga pista de testes um jardim com 300 espécies de plantas
O jardim apresenta-se como um parque moderno e linear, com 28 grandes ilhas que cobrem pouco mais de 7 mil m². Acolhe mais de 40 mil espécimes de 300 espécies e variedades de plantas, selecionadas segundo critérios ecológicos: alguns são retirados da região do Piemonte e áreas vizinhas, dispostos de acordo com variações sazonais de cor. Estas são, na sua maioria, plantas herbáceas perenes, que crescem muito rapidamente. Basta pensar nas pastagens alpinas que florescem espontaneamente numa profusão de flores, texturas e diferentes volumes, assim que a neve derrete.
Para cultivá-las foram adotadas novas técnicas conceituais para reduzir drasticamente o consumo de água e a utilização de fertilizantes; esta decisão foi também ditada por critérios de sustentabilidade. Apenas alguns meses depois, o jardim já é habitado por inúmeras espécies de borboletas e escaravelhos: uma verdadeira injeção de biodiversidade.
Família 500 (RED) – (RED)EFINIR O FUTURO E SALVAR VIDAS
A FIAT, Jeep e a RAM estabeleceram uma parceria com a (RED), comprometendo-se com um mínimo de 4 milhões de dólares, entre 2021 e 2023, para apoiar o trabalho crítico do Global Fund no combate às pandemias, incluindo a SIDA e a COVID-19. A (RED) foi fundada em 2006 para reunir empresas e pessoas em torno da luta para acabar com a SIDA. Hoje, a (RED) luta contra duas pandemias, a da SIDA e a da COVID-19, e gerou quase 700 milhões de dólares para o Global Fund. Com este montante, mais de 220 milhões de pessoas foram apoiadas, e o montante comprometido pela Stellantis irá financiar mais programas de salvamento de vidas onde estes são mais necessários. Ao associar-se à (RED), a Stellantis junta-se à luta contra as pandemias, dando aos seus clientes uma forma de se juntarem à causa também.
Novo 500 (RED)
O Novo 500 (RED) foi criado em colaboração entre a FIAT e a (RED) com uma mensagem partilhada para cuidar do ambiente, do planeta e das pessoas.
Da crença de que todos podemos desempenhar um papel na luta contra as pandemias e que cada pessoa pode, portanto, liderar a mudança, vem uma decisão no contexto do automóvel de ter o lugar do motorista de uma cor, vermelho, com os outros três lugares de passageiros em preto. Uma provocação, uma mensagem, um convite: estar “pronto” para se sentar no lugar do condutor da mudança. Para aqueles que preferem uniformidade de cor, o modelo está também disponível com os bancos todos em preto e o logo 500 (RED) contrastante, ou todos em vermelho com um logo preto.
Novo 500 (RED) tem banco do motorista em vermelho
Todos os modelos da família 500 (RED) estão equipados com um filtro de ar com uma substância biocida altamente eficaz (>99,9%) contra vírus e bactérias, o que pode parar a sua re-aerossolização na cabine. Além disso, as superfícies de algumas peças com as quais os clientes mais entram em contato, como volante, bancos e o bagageiro, foram submetidos a um tratamento antimicrobiano altamente eficaz (até 99,9% dependendo dos componentes) contra vírus e bactérias, para que os clientes se sintam mais seguros a bordo.
Cada automóvel da Família 500 (RED) está equipado com um kit de boas-vindas, incluindo um higienizador de mãos e uma capa específica de chave para um toque final de personalização. No mesmo kit, os novos clientes (500)(RED) encontrarão também uma carta exclusiva assinada por Olivier François e Bono, dando-lhes as boas-vindas à comunidade (RED).
Sobre a (RED)
A (RED), designada pela cor da emergência, foi fundada por Bono e Bobby Shriver em 2006 para transformar as empresas numa unidade de combate à pandemia da AIDS. Hoje, combater também a ameaça urgente da COVID e o seu impacto devastador nas comunidades mais vulneráveis do mundo, respondendo à necessidade de uma resposta verdadeiramente global.
A (RED) faz parcerias com marcas e pessoas icônicas para criar produtos e experiências ((RED)) – todos eles angariando fundos para o Global Fund, um dos maiores financiadores mundiais de saúde global. Os parceiros ((RED)) incluem: Amazon, Anova Culinary, Apple, Balmain, Bank of America, Beats by Dr. Dre, Buffalo Games, Claro, eos, Girl Skateboards, The Honey Pot Co., Louis Vuitton, Mavin Records, Montblanc, Primark, Salesforce, Starbucks, Stellantis, Telcel, Therabody, TRUFF, U-Mask e Vespa. Os apoiantes da ((RED)) incluem: Merck e Roche.
A (RED) já gerou cerca de 700 milhões de dólares para o Global Fund, ajudando mais de 220 milhões de pessoas. O dinheiro angariado pelos parceiros e campanhas da (RED) é encaminhado para o reforço dos sistemas de saúde e para apoiar programas de salvamento de vidas nas comunidades onde as pandemias atingem com maior intensidade.
Texto, fotos e video: Stellantis Press
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